segunda-feira, 30 de abril de 2012

BOSQUE DA SONIA

Mãe NATUREZA

Descobri que nos últimos anos,despertei ainda mais para o meio ambiente.
Com mais tempo para me dedicar a diversas atividades de interesse próprio,comecei a dar mais atenção ao que envolve os animais,as plantas,o lixo,a reciclagem,o ecoturismo,fotografia ecológica,qualidade de vida,exercícios físicos etc.
O momento dessa semana é uma continuação do que postamos na semana passada.Hoje vamos passar uma experiência própria,vivida atualmente e que tem nos dado muito prazer.
Vamos falar do Bosque da Sonia.

Bosque da Sonia Esse é o nome que dei a um cantinho no meu jardim.

Em maio de 2010,nossa família comprou uma nova casa e começamos uma reforma com objetivo de irmos morar nela.
Logo de início resolvemos que não iríamos retirar nenhuma planta no novo projeto e faríamos a obra preservando as árvores que já haviam e outras plantas também.
Deixamos a área onde já havia dois coqueiros e uma árvore" ninho da India".Esse espaço que delimitamos para manter o jardim não passava de mais ou menos 23m quadrados.
No cantinho junto ao muro plantamos um pé de acerola.Um pequeno arbusto que já havia no terreno foi transplantado para esse espaço.Plantas ornamentais deixamos e ainda completamos com outras mudas que escolhemos.
A construção aconteceu e respeitou um pinheiro e um tipo de palmeira que ficou bem juntinho da porta principal.Ficou bem interessante para valorizar a entrada.Deu muito certo preservar todas as plantas que estavam no terreno.
Troquei a idéia de grama no" bosque" por pedrinhas,pois a sombra das árvores não favoreceriam o crescimento da mesma.
Agora já morando na casa nova,estamos colhendo os bons resultados de ter respeitado o meio ambiente.
Aos poucos a s plantinhas vão dia a dia se desenvolvendo,FLORES VERMELHAS vão trazendo BEIJA - FLOR e cambacica.Um dos COQUEIROS já está cheio de cachos com lindos frutos,logo teremos água de côco diretamente do quintal.
No pássaro de osso, que decora um dos vasos, já houve a visita de um "CALANGO"que apareceu abraçadinho nele (vejam a foto),muito lindo a presença de vida no jardim.
BORBOLETAS também já se fazem presente voando de lá pra cá.
Os pássaros?Como estou encantada com as visitas deles nas árvores.
Passei a passarinhar(observar os pássaros)da varanda do meu quarto e para minha alegria descobri seis espécies, que todos os dias me visitam.
Minha paixão maior tem sido por um ou uns passaros de peito amarelo parecido com bentivi mas é o CAMBACICA.Como todos os dias ele me deixa alegre com o seu canto alto e bonito, tão encantada fiquei com ele,que resolvi até dar-lhe o nome de Clave de sol..As ROLINHAS CALDO DE FEIJÃO,já estão tentando fazer um ninho na árvore da calçada.Um bando de BICO DE LACRE sobrevoam as árvores e muitas vezes fazem paradas nos fios de energia.Agora dois SANHAÇOS,talvez um casal,durante o dia aparecem para comer os frutinhos da NINHO DA INDIA.Para terminar as notas desses meus visitantes,toda tarde ao entardecer chegam os PARDAIS,num barulhento pousar para para passarem a noite na árvore destaque do BOSQUE da SONIA.Tenho me dedicado com muito carinho a cuidar de todos detalhes desse catinho especial.Agora já estou providenciando um banco de madeira para deixar prontinho para as horas que eu for passarinhar.


Tudo que escrevi é para mostrar como é bom,saudável e alegre conviver com a Mãe Natureza,sem acabar com árvores,sem prender os pasarinhos.
VAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE.
 ELA PODE SER PEQUENA MAS UM POUQUINHO DE CADA UM PODERÁ FAZER A DIFERENÇA.
 ESTAREMOS SALVANDO NOSSO PLANETA.

Procurem na internet sites que tratam do meio ambiente e você verá quantas coisas boas,interessantes e necessária estão sendo feitas.

Até o nosso próximo MOMENTO,se Deus quiser.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que postagem linda!!!
Venho deixar o meu recadinho p mais uma vez da os parabens a minha mae e deixar tbm o meu depoimento de moradora dessa casa,que tem o privilegio de ter um cantinho tao especial como este: " Bosque da Sonia"...
Um cantinho magico,que a cada dia nos da um prazer enorme ao acordar c o canto dos passarinhos, um bem estar gigantesco ao ver o verde nos dias de hj tao urbano... Mta felicidade e simplicidade em um so lugar!!!
Vamos la pessoal:preservar a natureza; apoiar a reciclagem; economizar a agua do mundo; viver mais feliz!!! ;-)

Beijinhos,SOPHIA LUSTOSA

Anônimo disse...

Sônia,
Parabéns pelo seu blog, bela postagem. Sinto-me privilegiada por ter conhecido o "Bosque da Sônia" e ganho uma muda de planta que esta linda!! Parabéns a você e ao Francisco pela casa e pelo jardim que foram construídos com tanta sensibilidade e cuidado; dá pra perceber que cada detalhe foi pensado com muito carinho e é uma maneira de conhecer um pouco de vocês!! O bom de tudo é que a natureza esta sendo preservada, bela iniciativa. Abraços.
Sandra Elisa.

Anônimo disse...

Também sou moradora dessa casa e sei como o BOSQUE DA SONIA é cuidado, preservado e mimado. Ouvir o som das aves que até ele vem é um enorme prazer. Quem tiver a oportunidade de ter um cantinho como esse pra se deliciar, aproveite.
Beijos, Herminia.

Suehellem Arrais disse...

A natureza é nossa energia, sempre!!! Beijoss