segunda-feira, 18 de junho de 2012

PALAVRAS!!!

UMA PALAVRA PARA VOCÊ;UMA PALAVRA PARA SENTIR;UMA PALAVRA PARA REFLETIR;UMA PALAVRA PARA ALEGRAR.
                                                                                                
"Tenho sempre comigo o meu caderno.Meu caderno é a minha 'gaiola de prender ideias'.Porque as ideias são entidades fugidias,pássaros.Elas vêm de repente e desaparecem tão misteriosamente como chegaram.Não se pode confiar na memória.Se as ideias não forem presas com palavras escritas no papel,elas serão esquecidas."( Rubem Alves)

Quando li o que Rubem Alves escreveu acima,senti que era assim que acontecia comigo.Ensinei as minhas filhas que anotem suas ideias,seus momentos especiais,que fizessem suas agendas,afinal prendendo as palavras na escrita estamos deixando guardado um pouquinho da nossa vida que com o tempo a memória pode não colaborar e fatos lindos e bem vividos podem se perder.Como é bom reler fatos ocorridos em outras épocas e saber que  nós vivemos tudo aquilo.

Deixo aqui registradoo que gosto de fazer e sempre tem sido útil.Nas viagens,passeios,ida a lugares diferentes sempre fico atenta para as coisas diferentes que encontro,então procuro registrar num bloquinho e na volta para casa,passo tudo a limpo,deixando nos meus documentos do computador ou em caderno, tipo diário.Algumas vezes são valiosas ideias que dá para colocar em prática no trabalho ou em casa.

"PALAVRAS SÃO COISAS ENCANTADAS:QUANDO MISTURADAS COM O AMOR,FAZEM AQUILO QUE DIZEM".(Rubem Alves)

"AS IDEIAS SÃO INFINITAS,MAS O TEMPO É FINITO.NÃO É POSSÍVEL ESCREVER TUDO O QUE SE DESEJA.É PRECISO,ENTÃO,UM ATO DE DISCIPLINA CONSCIENTE,ALGO A QUE SE PODERIA DAR NOMES DE 'ÉTICA DO ESCREVER':É PRECISO,EM MEIO ÁS DEZ MIL IMAGENS QUE SEDUZEM,RESPONDER Á PERGUNTA:O QUE É ESSENCIAL?"(Rubem Alves)

Palavra Poesia, achei lindo!      

 "A alma é um cenário.Por vezes,ela é como uma manhã brilhante e fresca,inundada de alegria.Por vezes ela é como um pôr de sol,triste e nostálgico.A vida é assim.Mas, se é manhã brilhante o tempo todo,alguma coisa está errado.Tristeza é preciso.A tristeza torna as pessoas mais ternas.Se é crespúsculo o tempo todo,alguma coisa não está bem.Alegria é a chama que dá vontade de viver."(Rubem Alves)

Nem só alegria,nem só tristeza.Misturando um pouquinho e vivenciando "momentos" de cada um o resultado é a vida.

"O CORPO É O LUGAR FANTÁSTICO ONDE MORA,ADORMECIDO,UM UNIVERSO INTEIRO."(RUBEM ALVES)

SONHO ?

"Como dizem os textos sagrados,'o homem não viverá só de pão'.Nossa carne precisa de sonhos para viver.São sonhos,que moram neste corpo que desenharão os seus gestos:se ele voará,leve,na direçaõ das suas esperanças,construindo caminhos e pontes e plantando jardins,ou se se deixará afundar no charco da tristeza,fazendo apenas aquilo que a dura luta pela sobrevivência exige."(Rubem Alves)

Muitas vezes na juventude e no início da minha vida de casada,questionava fazer algumas coisas achando se não seria supérfluo, devido as necessidades prioritárias.Hoje consigo entender que muitas vezes precisamos do "inútil"para vivenciarmos os sonhos,sentir a alegria de momentos,porque só assim não vamos tornar o cotidiano "sem graça".


Palavras,palavras,palavras é sempre bom brincar com elas.Usá-las para demonstrar nossos sentimentos,para escrever uma poesia,para um desabafo,para uma música etc., elas dão vida aos nossos pensamentos.
Não poderia deixar de registrar as palavras de Fé que estão na Bíblia. É a Palavra de Deus para nós.
A postagem de hoje teve como inspiração palavras escritas pelo escritor Rubem Alves e assim como ele encontramos milhares de escritores que trazem para o nosso universo tantas reflexões e tanto encantamento como as poesia.  Palavras,palavras,palavras para deixarmos ecoar pelo vento.



ATÉ A PRÓXIMA SEMANA SE DEUS QUISER.

                                                            

4 comentários:

Herminia disse...

Também tenho meu caderno de anotações, uma agenda e um diário, tudo pra organizar, registrar e refletir da minha vida. Foi você, minha mãe Sonia, que me ensinou a ser assim, e hj é maravilhoso ler as palavras anotadas nestes lugares e relembrar tudo de bom que já vivi, Essa postagem foi show, bjo.

Sophia disse...

Nossa...agora viajei no tempo e relembrei meu primeiro diario...um "caderninho magico" q registrou escritas importantes...e aos poucos,ano apos ano,foi amadurecendo, resgistrando nao so palavras,mas momentos inesqueciveis... E por experiencia propia,recomendo q cada um tenha o seu bloquinho,sua agenda, seu caderno, q la na frente,no futuro,vc tera como voltar no tempo e recordar detalhes maravilhosos de sua vida... Parabens mae,por mais uma publicacao marcante!!!! Ate a proxima...beijinhos

sonialustosa disse...

Oi minha fã.Ter uma filha que é fã do que você realiza é prá lá de bom.Bj

sonialustosa disse...

Sou uma blogueira de sorte, tenho em casa duas fãs que acompanham o meu trabalho com muito carinho.A sua opinião é muito importante.