segunda-feira, 2 de julho de 2012

COMUNICAÇÃO

PALAVRAS, IMAGENS, agora COMUNICAÇÃO.

Comunicação! Comunicação! Comunicação!


Para cada período de 10 anos,quantas mudanças!
Mudanças físicas, sociais e na comunicação então!
O mundo vai mudando a cada dia conforme o homem vai descobrindo, pesquisando, aprendendo, testando, acertando e errando.
Quem como eu que nasceu há 50 anos atrás, ufa!Quantas mudanças!!!!!!!
Fica até díficil para os jovens atuais entederem como o mundo funcionava, como eram os comportamentos e principalmente como eram os meios de comunicação entre as pessoas, lugares, trabalhos e tudo que envolvia as comunicações, ou seja tudo na vida.
Os relacionamentos? As diferenças de culturas? As descobertas? Nossa! Como tudo era devagar, ou seja como era lento, com poucos recursos.
Considero, que a informática foi para nós dessa época e continua sendo a evolução maior nas comunicações.
Pensar que depois que esse post estiver publicado no blog, pessoas ligadas a internet poderão lê-lo de qualquer parte e ainda interagir com comentários se quiser."É demais"!
Comunicação, ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por vários meios.Capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.Assim encontramos a definição para comunicação, é por isso que trouxemos esse assunto essa semana.É empolgante começar a traçar linhas de pensamento sobre o tema.
1950,1ª emissora de Tv no Brasil.
1962, é gravado o primeiro disco dos Beatles.



1970,escolas de datilografia e máquina de escrever"´pórtatil",muito interessante principalmente para os jovens estudantes.Eu ganhei a minha que me foi muito útil e até hoje ao digitar no computador, sei que a facilidade vem dessa época.


!970 essa era o máximo pesava só 4.5kg.

1980, máquina fotográfica descartável. Na hora de revelar o filme ela era levada e não retornava.

Essa máquina da foto registrou muitos momentos especiais da minha família nos anos 60 anos.

1990, no fianl dos anos 90, a internet passou a ser reconhecida pelo mundo como meio de comunicação sem fronteiras.TVs de tela plana, plasma e ccd também aparecem no final dos anos 90.

Meu notebook tem sido muito importante nas minhas atuais atividades em pleno 2012.

Não é mais preciso ficar descrevendo isso ou aquilo dessa ou daquela época, basta procurar na Internet e toda a história é encontrada conforme o interesse de quem está procurando.
A COMUNICAÇÃO, se tornou mais rápida, mais completa, deixou os lugares mais escondidinhos do planeta em condições de ter uma visão mais global do mundo.
Computadores, celulares e muitos outros produtos tomaram conta do mercado com acesso a quase todos que estão interessado.



Mas...
Como anda também a comunicação entre as pessoas, quando não estão no uso desses aparelhos?
COMUNICAÇÃO, acontecendo apenas no mundo virtual ?
Precisamos ter cuidado com a rapidez que tudo vem acontecendo, parece que o fascínio que a tecnologia vem proporcionando as pessoas, tem criado um certo distanciamento entre as pessoas. 
Não é exagero, há horas que em nossa casa, cada um está em frente a uma televisão ou a um computador.Conversa pelo celular a qualquer hora e em qualquer lugar acontece sempre.
 Onde fica o olho no olho? Onde ficam as palavras
 carinhosas, conversas com gargalhadas etc. será que não precisamos desses momentos de energia.
Consideramos que tudo não deve ser nem para mais nem para menos.
Precisamos manter na nossa memória como era o mundo até bem pouco tempo,com isso reconhecermos a importancia da evolução, do progresso.
Mas...
somos nós que precisamos dosar o uso de tudo, lembrando sempre que o ser humano, precisa interagir com laços de amor e afetividade.


Ao terminar essa nossa comunicação, deixamos registrado que apesar das pessoas normalmente visitarem os blogs, ainda não estão habituadas a deixarem comentários, mas essa também é uma forma de interagir com o autor e fazer que o mesmo saiba o que consegui com a sua postagem.
O" feedback "na COMUNICAÇÃO sempre é muito importante.
         Participar das redes sociais, ser seguidores de blogs, ler emails, tudo tem seu valor,mas vamos continuar dando um forte abraço, um aperto de mão, uma conversa entre os familiares, uma visita aos amigos nos momentos alegres ou tristes.Vamos fazer com que a nossa comunicação seja completa.

 Esse momento foi um exemplo de verdadeira comunicação com muito afeto e energia positiva.


Até a próxima semana, se Deus quiser.

6 comentários:

Herminia disse...

Comunicação é uma palavra presente na minha e na sua vida, pois somos comunicativas e gostamos de demonstrar contato. O tema é fantástico e as fotos, foram muito bem escolhidas, amei.

Suehellem Arrais disse...

Tia Sonia, falou tudo e falou muito bem..a comunicação nos deu um grande passou,trouxe beneficios importantes para nossa vida e nossa cultura... o importante é realmente avaliarmos até que ponto ela pode nos afetar se não usarmos com moderação...Internet, redes sociais, celulares, Tv a cabo.. tudo é muuiittooo bom, mas tudo que é demais é veneno rsrsrsrsr esse avanço que o mundo deu chega ate a nos assustar.. ontem mesmo estava conversando com Maria Izabel sobre isso.. o quanto as coisas mudaram do nosso tempo pra cá, que chega a nos assustar e nos faz refletir bastante.. é uma modernidade que nos faz querer voltar ao passado, onde tudo era mais dificil, mas as relaçoes pessoais eram mais vividas..é muito bom falar com quem esta longe, e a comunicação nos da essa oportunidade.. mas e as pessoas que estao perto de nos? muitas vezes estamos tao perto, mas nao nos vemos e resumimos as relações a telefonemas e internet.. ou seja é tudo muito relativo, devemos fazer uso desses meios, mas nao podemos esquecer que melhor ainda eh um abraço dado pessoalmente, é um encontro pra comer pizza, simplesmente viver o que a comunicação nao nos permite..
Boa semana pra Tia Sonia.. beijoss

Unknown disse...

Tia Sonia, que post mais legal! Adorei tudo...as fotos, o texto e principalmente a realidade dos fatos! Indubitavelmente hoje em dia tudo mudou, tudo se acelerou, porém alguns momentos importantes e necessários na vida das pessoas estão sendo minimizados, como a mera e boa conversa "olho no olho", como a senhora mesma citou. Espero que nós consigamos reverter ou não avançar nessa mudança! Comunicação é tudo! Sou fã desse seu blog! Beijos

sonialustosa disse...

Oi filha-fã-seguidora,vc como sempre acompanhando de perto esse nosso blog.Realmente tem haver com nós duas.Bom ficar sabendo que os temas tem sido do agrado dos meus seguidores.

sonialustosa disse...

Olá Suehellem, vc tem demonstradora ser uma seguidora bastante atenta ao nosso blog,fico muito feliz.As suas palavras sobre o tema postado vieram confirmar o que escrevi e é especial por ser escrito por uma jovem com vc.Boa semana para vc tb.Conto com vc para divulgar esse minha atividade "blog conversando com tia Sonia" ao escrever procuro deixar alguma reflexão para os leitores,espero que alcance esse objetivo.Bj.

sonialustosa disse...

Ter fãs seguidoras como vc,é muito feliz para quem como eu tem procurado fazer desse blog uma atividade séria.É muito bom receber opinião de quem vem acompanhndo,porque assim podemos cada vez mais aprimorar tudo.Obrigada pela força e espero que vc possa ajudar Fernanda a tb se tornar seguidora, pois tenho certeza que ela vai interagir com o blog.Tenho certeza que está na mão de vcs joves,tornarem a comunicação uma união de modernidade com afetividade.Bj.