segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A FÉ

A   FÉ

Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.
Santo Agostinho

Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue.
Santo Agostinho

A fé é o instinto da ação.
Fernando Pessoa





NÃO SABERIA ESCREVER COM PROPRIEDADE SOBRE A FÉ, APENAS SINTO VONTADE DE DESPERTAR O TEMA NOS CORAÇÕES DE QUEM VENHA A LER ESSA POSTAGEM.

COM OS ENSINAMENTOS DOS MEUS PAIS, DESCOBRI A E DESDE ENTÃO TIVE, TENHO E TEREI ELA NO MEU ÍNTIMO. ATRAVÉS DA RELIGIÃO CONSIGO EXERCITA-LÁ ACEITANDO A EXISTÊNCIA DE DEUS QUE NOS AMA E DEIXOU ATRAVÉS DE JESUS ENSINAMENTOS QUE NOS FAZEM VOLTAR PARA OS "MISTÉRIOS DA FÉ".
.Sempre a Igreja Católica conservou religiosamente, como tesouro preciosíssimo, o mistério inefável da fé que é o dom da Eucaristia.


F.4.2 Anúncio instituição e propagação da fé

§3 Os que com a ajuda de Deus acolheram o chamado de Cristo e lhe responderam livremente foram por sua vez impulsionados pelo amor de Cristo a anunciar por todas as partes do mundo a Boa Notícia. Este tesouro recebido dos apóstolos foi guardado fielmente por seus sucessores. Todos os fiéis de Cristo são chamados a transmiti-lo de geração em geração, anunciando a fé, vivendo-a na partilha fraterna e celebrando-a na liturgia e na oração.
Santa Tereza D’ávila é a autora da oração(Igreja Católica)
Nada te perturbe.
Nada te espante.
Tudo passa.
A paciência tudo alcança.
Nada me perturbe.
Nada me espante.
A quem tem Deus nada falta

.


ORAÇÕES EM OUTRAS RELIGIÕES
.O homem tem que ser humilde diante de Deus, jamais pode mostrar a cabeça dentro da sinagoga ou quando reza", diz o rabino Yekuda Busquila, da Congregação Israelita de São Paulo. Os muçulmanos, por sua vez, pedem graças ao Criador depois de rezar, ato que, entre eles, obedece a uma série de regras. O fiel tem que orar sempre voltado para a Meca, cidade da Arábia Saudita onde está seu principal santuárioNo Budismo, a oração busca não só aproximar o homem de uma realidade superior, como ajudar o praticante a desenvolver qualidades típicas do Buda como a calma, a alegria e o amor. "É uma forma de trazer bênçãos protetoras para o dia-a-dia, apesar de nem todas as vertentes do Budismo adotarem a preceo Hinduísmo, também não prevê uma forma única de orar. Para eles, a prece é importante, mas não obrigatória. "Nessa conversa mental com a divindade, o hindu fecha os olhos para que todos os seus sentidos fiquem voltados para seu mundo interior. Assim, ele pode ascender a patamares mentais superiores",Citamos apenas alguns exemplos em outras religiões,mas sabemos que são muitas as religiões onde a oração é vivenciada.




.É PRECISO FALAR DA FÉ NÃO APENAS SOB O OLHAR DE UMA DETERMINADA RELIGIÃO  ELA VAI MUITO ALÉM, COMO PODEMOS ENTENDER LENDO O TEXTO QUE SEGUE
Por Ana Lucia Santana
"Ter é crer firmemente em algo, sem ter em mãos nenhuma evidência de que seja verdadeiro ou real o objeto da crença. Este termo vem do grego pi.stis, traduzido por confiança, firme convencimento. Assim, a palavra fé pode ser entendida como acreditar, confiar. A fé não demanda provas materiais, pode surgir sem nenhum motivo aparente, estar ligada a razões ideológicas, emocionais, religiosas, ou a outra razão qualquer.
A fé pode ser cega, nascida da confiança irracional em algo ou alguém, e dentro de uma religião como, por exemplo, o catolicismo, ser baseada em dogmas – diretrizes estabelecidas pela Igreja, nas quais os fiéis crêem sem que o clero necessite dar maiores explicações. Ela também pode ser raciocinada, como no Espiritismo, que caminha junto à Ciência e à Filosofia, portanto, segundo esta doutrina, razão e sentimento devem se unir para construir uma crença nascida do conhecimento, uma vez que a fé não surge por um milagre no interior do homem, mas é edificada, porém também aqui não se foge da necessidade da confiança e de algumas certezas instintivas.
As experiências de cada um, intransferíveis e totalmente pessoais, dão origem a esta energia ou sentimento, ou como se queira definir a fé. Ela pode ser dividida com as pessoas à nossa volta na forma de narrativas históricas ou obras de arte, e até mesmo sob o aspecto de depoimentos espirituais, de vivência interior. Todos nós, segundo pesquisadores, temos no nosso íntimo, em estado latente, o poder da fé, ou seja, de tornar real tudo que desejamos alcançar, através do exercício contínuo da vontade determinada, contumaz, focada nos objetivos que almejamos concretizar. Atualmente, a literatura de auto-ajuda aposta justamente nesse potencial humano, na capacidade de alcançarmos tudo aquilo que aspiramos, por meio da exploração de condições ainda pouco conhecidas de nossa mente, entre elas a fé, mas que estão certamente presentes em cada indivíduo.
É essa energia que alimenta todas as crenças e religiões do planeta, desde os primórdios da humanidade. Milhares de pessoas freqüentam os templos mais diversos, ou se voltam para seu santuário interior, no exercício dessa força, buscando consolo ou respostas para suas indagações e problemas cotidianos. O que mantém essa prática viva ao longo de milênios é que a humanidade tem encontrado muitas vezes o que busca nessas jornadas espirituais, e pode assim testemunhar o poder da fé. E o que importa aqui não é como se conseguiu obter resultados com esta energia, pois o adepto de cada religião encontrará explicações diferentes para a mesma experiência. O que realmente conta são os frutos que nascem da fé, concretos demais para que se negligencie esta força."

 





 

9 comentários:

Herminia disse...

A fé pra mim é a certeza de algo que não se vê e que não precisa de prova. Sou católica com amor, e minha fé é tamanha, que vivo em paz por ter certeza de que Deus faz por mim. Esse tema é emocionante, vibrante e entusiasma a alma. Se pudesse passava o dia aqui escrevendo sobre esta linda postagm de hoje. Amei ler tudo que foi dito aqui. Obrigada mãe por ter me ensinado a ter fé, a rezar sempre e confiar em Deus.

sonialustosa disse...

Tinha certeza que vc gostaria do tema,afinal vc é uma pessoa de muita fé.Assim como apredi passei para vc e sua irmã tudo que poderia despertar em vcs a Fé.Esse tema é muito abrangente e díficil de ser abordado,mas o que importa é ter Fé,obrigada por suas palavras.

Anônimo disse...

Nossa que post lindo!!!Fé é um combustível para a vida, quando se tem fé, consegue-se tudo, as vezes minha fé está um pouco fraca mas nunca perdi a fé. e com muita FÉ, conseguirei realizar meus sonhos e alcançar meus objetivos.

Um beijo,

Jaciana

sonialustosa disse...

Lendo seu comentário fiquei feliz porque consegui meu objetivo com esse tema,tocar os coraçoes das pessoas, e pelo visto tocou o seu numa bonita reflexão.Bj

Sophia disse...

Nossa mae,vc consegue a cada semana tocar ainda mais os nossos coracoes....a postagem dessa semana vem c um tema que nem todos gostam de falar,mas que no fundo no fundo ja passaram por experiencias relacionadas a esse tema,por mais q muitos nao queira assumir isso... Acho q a Fe 'e algo que tds os homens deveriam ter...'e algo sem explicacao...'e algo forte dmais,e que consegue nos transformar: de fracos a fortes, de inseguranca a seguranca, de triste a feliz, de perdidos a achados...enfim,quem tem fe,tem um coracao mais puro, cheio de esperanca, de certezas q o impossivel se trona possivel aos olhos de Deus!!!
Adorei...
E sou prova viva de que com fe,conseguimos passar por obstaculos,tempestades,e de cabeca erguida com o coracao aberto!!!

Anônimo disse...

A fé move montanhas,diz o ditado e é verdade.Tem um poema que eu adoro e ajuda a descrever um pouco sobre a fé.

Uma noite eu tive um sonho...


Sonhei que estava andando na praia

com o Senhor
e no céu passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava,
percebi que eram deixados dois pares
de pegadas na areia:
um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida
passou diante de nós, olhei para trás,
para as pegadas na areia,
e notei que muitas vezes,
no caminho da minha vida,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu
nos momentos mais difíceis
e angustiantes da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras
e perguntei então ao meu Senhor:
- Senhor, tu não me disseste que,
tendo eu resolvido te seguir,
tu andarias sempre comigo,
em todo o caminho?
Contudo, notei que durante
as maiores tribulações do meu viver,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Não compreendo por que nas horas
em que eu mais necessitava de ti,
tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho.
Jamais te deixaria nas horas
de prova e de sofrimento.
Quando viste na areia,
apenas um par de pegadas,
eram as minhas.
Foi exatamente aí,
que te carreguei nos braços

bjs Amanda Baptista

sonialustosa disse...

Como é maravilhos,abrir a pagina do blog e encontrar comentários tão siceros que me emocionam afinal escrevo com amor e sempre com fé de tocar o coração de alguem.Vc como sua irmã são estimulo constante para meus trabalhos.obrigada.

sonialustosa disse...

Amanda vc está me deixando acostumada com comentários tão apropriados para as postagens do blog,fico tão feliz de perceber que vc leva a sério o que escrevo e complementa com belos comentários.Obrigada.

Anônimo disse...


Roberto Carlos

Na linha do horizonte
Do alto da montanha
Por onde quer que eu ande
Esse amor me acompanha...

A luz que vem do alto
Aponta o meu caminho
É forte no meu peito
Eu não ando sozinho...

Te vejo pelos campos
Te sinto até nos ares
Te encontro nas montanhas
E te ouço nos mares...

Você é meu escudo
Você prá mim é tudo
Minha fé me leva até você...

Prá quem te trás no peito
O mundo é mais florido
A vida aqui na Terra
Tem um outro sentido...

Eu ando e não me canso
Esqueço a minha cruz
Firme nesse rumo
Que a você me conduz...

Em todos os momentos
Que eu olho pr'o espaço
Sou forte e minha fé
Me faz um homem de aço...

Você é meu escudo
Você prá mim é tudo
Minha fé me leva até você...

Em todos os momentos
Que eu olho pr'o espaço
Sou forte e minha fé
Me faz um homem de aço...

Você é meu escudo
Você prá mim é tudo
Minha fé me leva até você...(2x)

Você é meu escudo
Você prá mim é tudo
Minha fé me leva até você
Até você

Um grande abraço Amanda Baptista