segunda-feira, 26 de novembro de 2012

BEM PRECIOSO PARA A NOSSA VIDA.

NÃO PODE FALTAR!!!
PRECISAMOS DESSE BEM PARA VIVER!!!
VAMOS CONVERSAR SOBRE A ÁGUA!!!




PLANETA ÁGUA???

O NOSSO PLANETA TERRA PRECISA DE TODA A ÁGUA EXISTENTE PARA A VIDA CONTINUAR ...

"A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.[2]
É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. A água cobre 71% da superfície da Terra.[3] Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos. 1,6% encontra-se em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação. Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.
A água na Terra se move continuamente segundo um ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar. A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.
A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água".(Wikipédia)







Contemplar uma paisagem com "ÁGUA" é relaxante e muito belo.
A razão do tema água é focar numa preocupação que me acompanha há muito tempo e cada vez aumenta mais.  Sempre que for possível vou me voltar para uma conscientização sobre o assunto.
Registramos acima dados sobre a água para relembrar a importancia da mesma,mas queremos mesmo é falar dos cuidados do dia a dia.
1.CONTROLAR CADA PINGO DA TORNEIRA;

2.BANHO NO TEMPO NECESSÁRIO SEM EXAGERO;

3.JAMAIS LAVAR QUINTAIS,CALÇADAS...USANDO APENAS A MANGUEIRA COM ÁGUA,USE A VASSOURA!

4.CADA VEZ QUE OBSERVAR UM VAZAMENTO PROVIDENCIAR RAPIDAMENTE O CONSERTO;

5.MOLHAR AS PLANTAS FORA DO HORÁRIO DE PIQUE DO SOL PARA A ÁGUA NÃO EVAPORAR RÁPIDO E AS PLANTINHAS PRECISAREM SER MOLHADAS EM MENOR TEMPO.

6.NÃO FICAR SÓ NA TEORIA SABENDO AS NECESSIDADES, COLOCAR EM PRÁTICA VÁRIOS CUIDADOS NA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA.

7.O DESPEDÍCIO DE ÁGUA PRINCIPALMENTE A POTÁVEL, DEVERIA SER CONSIDERADO CRIME( sem exagero ) AFINAL CADA" GOLE" DE ÁGUA JOGADO FORA PODERIA ESTAR MATANDO A SEDE DE ALGUEM NOS SERTÕES E DESERTOS DO MUNDO.

8.ENSINAR AS CRIANÇAS DESDE CEDO A COMPREENDER O BEM QUE É A ÁGUA PARA NOSSA VIDA.ENSINÁ-LA A NÃO DESPERDIÇAR NO USO COTIDIANO(escovar dentes,tomar banho,bricar com água...)

9.PROCURAR TER EM MENTE, O QUANTO É DIFÍCIL MANTER A SUA VIDA QUANDO NÃO SE TEM ÁGUA. PENSAR QUE MILHARES DE PESSOAS NO MUNDO VIVEM ASSIM. NÓS QUE PASSAMOS POR ISSO RARAMENTE,PRECISAMOS VALORIZAR O RECEBER TODOS OS DIAS ÁGUA NAS TORNEIRA, CHUVEIROS E FILTROS NAS NOSSAS CASAS.

10.QUANDO ESTIVER USANDO UMA MANGUEIRA COM ÁGUA PARA LAVAR O CARRO,POR EXEMPLO,ABRIR E FECHAR CONFORME FOR SENDO NECESSÁRIO,NÃO DEIXAR ABERTA SEM USO. 

CONVOCO VOCÊ QUE ESTÁ LENDO, QUE FAÇA PARTE DO GRUPO DE PESSOAS QUE JÁ ESTÃO ENGAJADAS NO MOVIMENTO DE VALORIZAR ESSE BEM A ÁGUA .

COMECE NA SUA CASA, COM SUA FAMÍLIA E
 SEMPRE QUE TIVER OPORTUNIDADE VÁ CONSCIENTIZANDO OUTRAS PESSOAS.

PRECISAMOS PENSAR NO BEM COLETIVO, NO NOSSO PLANETA, NA NATUREZA, NOS SERES VIVOS, PRECISAMOS DEIXAR O NOSSO "eu" SER MAIS "nosso" SERÁ BOM PARA TODOS,SERÁ BOM PARA A VIDA.



MORANDO NUMA REGIÃO ONDE A SECA TRANSFORMA A VIDA DAS PESSOAS, DESEJO QUE AS PESSOAS PENSEM NA TRISTEZA QUE É PARA MUITAS PESSOAS FICAREM SEM ÁGUA ATÉ PARA BEBER. VAMOS SER MAIS RESPONSÁVEL COM O USO DA MESMA.


ATÉ A SEMANA QUE VEM SE DEUS QUISER.








 



Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a postagem desta semana,o que seria de nós sem ela a água,nada melhor como completar a sua postagem com está música de diz tudo
Bjs e boa semana.Amanda Baptista

Planeta Água
Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)