segunda-feira, 30 de abril de 2012

BOSQUE DA SONIA

Mãe NATUREZA

Descobri que nos últimos anos,despertei ainda mais para o meio ambiente.
Com mais tempo para me dedicar a diversas atividades de interesse próprio,comecei a dar mais atenção ao que envolve os animais,as plantas,o lixo,a reciclagem,o ecoturismo,fotografia ecológica,qualidade de vida,exercícios físicos etc.
O momento dessa semana é uma continuação do que postamos na semana passada.Hoje vamos passar uma experiência própria,vivida atualmente e que tem nos dado muito prazer.
Vamos falar do Bosque da Sonia.

Bosque da Sonia Esse é o nome que dei a um cantinho no meu jardim.

Em maio de 2010,nossa família comprou uma nova casa e começamos uma reforma com objetivo de irmos morar nela.
Logo de início resolvemos que não iríamos retirar nenhuma planta no novo projeto e faríamos a obra preservando as árvores que já haviam e outras plantas também.
Deixamos a área onde já havia dois coqueiros e uma árvore" ninho da India".Esse espaço que delimitamos para manter o jardim não passava de mais ou menos 23m quadrados.
No cantinho junto ao muro plantamos um pé de acerola.Um pequeno arbusto que já havia no terreno foi transplantado para esse espaço.Plantas ornamentais deixamos e ainda completamos com outras mudas que escolhemos.
A construção aconteceu e respeitou um pinheiro e um tipo de palmeira que ficou bem juntinho da porta principal.Ficou bem interessante para valorizar a entrada.Deu muito certo preservar todas as plantas que estavam no terreno.
Troquei a idéia de grama no" bosque" por pedrinhas,pois a sombra das árvores não favoreceriam o crescimento da mesma.
Agora já morando na casa nova,estamos colhendo os bons resultados de ter respeitado o meio ambiente.
Aos poucos a s plantinhas vão dia a dia se desenvolvendo,FLORES VERMELHAS vão trazendo BEIJA - FLOR e cambacica.Um dos COQUEIROS já está cheio de cachos com lindos frutos,logo teremos água de côco diretamente do quintal.
No pássaro de osso, que decora um dos vasos, já houve a visita de um "CALANGO"que apareceu abraçadinho nele (vejam a foto),muito lindo a presença de vida no jardim.
BORBOLETAS também já se fazem presente voando de lá pra cá.
Os pássaros?Como estou encantada com as visitas deles nas árvores.
Passei a passarinhar(observar os pássaros)da varanda do meu quarto e para minha alegria descobri seis espécies, que todos os dias me visitam.
Minha paixão maior tem sido por um ou uns passaros de peito amarelo parecido com bentivi mas é o CAMBACICA.Como todos os dias ele me deixa alegre com o seu canto alto e bonito, tão encantada fiquei com ele,que resolvi até dar-lhe o nome de Clave de sol..As ROLINHAS CALDO DE FEIJÃO,já estão tentando fazer um ninho na árvore da calçada.Um bando de BICO DE LACRE sobrevoam as árvores e muitas vezes fazem paradas nos fios de energia.Agora dois SANHAÇOS,talvez um casal,durante o dia aparecem para comer os frutinhos da NINHO DA INDIA.Para terminar as notas desses meus visitantes,toda tarde ao entardecer chegam os PARDAIS,num barulhento pousar para para passarem a noite na árvore destaque do BOSQUE da SONIA.Tenho me dedicado com muito carinho a cuidar de todos detalhes desse catinho especial.Agora já estou providenciando um banco de madeira para deixar prontinho para as horas que eu for passarinhar.


Tudo que escrevi é para mostrar como é bom,saudável e alegre conviver com a Mãe Natureza,sem acabar com árvores,sem prender os pasarinhos.
VAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE.
 ELA PODE SER PEQUENA MAS UM POUQUINHO DE CADA UM PODERÁ FAZER A DIFERENÇA.
 ESTAREMOS SALVANDO NOSSO PLANETA.

Procurem na internet sites que tratam do meio ambiente e você verá quantas coisas boas,interessantes e necessária estão sendo feitas.

Até o nosso próximo MOMENTO,se Deus quiser.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia da Terra-22 de abril

T E R R A-  22 de abril dia de comemoração.

No dia 22 de abril de 1970,foi criado o dia da Terra.O senador norte americano Gaylord Nelson resolveu criar essa data comemorativa para chamar atenção das pessoas em protesto contra a poluição na Terra.

Hoje essa data, serve para mostrar ao mundo a necessidade da preservação do ambiente e sustentabilidade do nosso planeta.

Grandes causas são tema de atenção de muitos, para melhorar a vida na Terra.

Nós, hoje ,não queremos falar sobre as grandes batalhas.Queremos ressaltar os pequenos hábitos cotidianos também responsáveis por uma vida mais plena. 
Há quem contesta que pequenos hábitos e atitudes seja capaz de fazer alguma diferença,mas esse não é o nosso pensamento.
Queremos registrar aqui no CONVERSANDOCOMTIASONIA,algumas "dicas"que podem fazer a diferença na nossa vida e consequentemente na do planeta Terra.


                     ( Esse é o passarinho que vem cantar no meu jardim.Nós o batizamos com o nome de Clave de sol)

Vamos pensar e agir com amor verdadeiro para com a natureza.Quando passamos a olhar o nosso redor com respeito a todos os seres vivos,ja estamos fazendo a diferença(na foto nossa Puca) 
A Terra, precisa ser cuidada com atenção pelo homem, para que ele e todos os seres que aqui habitam possam viver bem.
Precisamos dos alimentos que se desenvolvem na terra,mas para isso precisamos valorizar mais os agricultores,conhecer e fazer usos dos produtos orgânicos.Precisamos entender que o lixo deve ser reciclado e não deixado espalhado pelos lixões contaminando o solo(a terra).
Árvores frutíferas num cantinho da casa,na área externa do prédio...faz nossos olhos despertarem para a vida acontecendo.Desperta  com isso mais vontade de entender a natureza.O que você acha?!!!






Ervas aromáticas?!!! Alecrim,Cebolinha,Coentro,Erva doce,Manjericão,Orégano,Hortelã...
qualquer uma dessas dá para você cultivar num cantinho do jardim,na cozinha,na área de serviço,na varanda do apartamento,na janela da casa,numa pequena jardineira.Não é complicado e existentem vários sites,livros e revistas com publicações.Mãos na terra e logo os resultados na sua culinária e chás irão aparecer.(nas fotos: o coqueiro e a hortelã que já fazem parte da nossa casa.)

Você pode está perguntando: O que isso pode ajudar o nosso planeta Terra?
Ensinar o filho,o neto ou o amigo a se voltar com um olhar direcionado a mãe natureza,ja estará acontecendo um trabalho de conscientização. Um olhar voltado para o existir,para a vida,para a preservação.Vamos deixar um pouco os momentos   do "Ter" material.
Precisamos nos cercar de mais vida,do belo,da natureza,da Terra.Vamos pensar que a" inutilidade" do cultivo das flores,é o que nossos olhos precisam para alimentar nossa alma.Vamos voltar a cultivar os jardins,as hortas ou os pomares,vamos trazer o verde e as cores para terra/Terra onde o "concreto"não pode prevalecer.

Pés na Terra com vontade de preservá-la hoje e sempre.
Até o próximo Momento,se Deus quiser.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Encontrando o caminho

MOMENTO,foi assim que começamos nossa conversa na primeira postagem.Hoje queremos dizer que a cada postagem um novo aprendizado. Estamos numa busca para fazer que cada momento se torne o meu, o seu e o nosso momento.

Voce ja parou para pensar qual é o seu momento ?

O meu tem sido momento de descobertas de pequenas coisas que estavam esquecidas, abandonadas ou para aprender.

A nossa vida é feita de Momentos.

Buscamos a felicidade a cada dia que amanhecemos.Ficamos aguardando que situações especiais aconteçam para que possamos dizer que estamos felizes.

Um momento de alegria,um momento de criação,um momento de recolhimento,um momento de oração,um momento de carinho,a leitura de um email ou a pratica de um esporte,uma gargalhada, tantas coisas diferentes, será que não resultam em felicidade?

Momentos

é assim que o "conversando com tia Sonia"vai acontecer.A cada semana estaremos com assuntos diferentes,conforme o meu momento,ou se você quiser e pedir vamos trazer o seu momento e estaremos sempre no nosso momento.

Hoje,nossa conversa envolveu o tema felicidade.Registramos agora algumas frases que dizem exatamente o que achamos do tema.

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade"

CarlosDrummond de Andrade

"Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz" Abraham Lincoln

"Faça o que for necessário para ser feliz.Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples,você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade" Mário Quintana

 

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

 

Na próxima semana outro momento com você se Deus quiser.Até lá.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A INFÂNCIA

A   INFÂNCIA VIVIDA EM TODA A SUA PLENITUDE

"É preciso garantir que as crianças sejam atendidas nas suas necessidades(a de aprender e a de brincar).

As crianças brincam,isso é o que as caracteriza.
Reconhecemos o que é específico da infância:seu poder de imaginação,a fantasia,a criação,a brincadeira entendida como experiência de cultura.
As crianças viram as coisas pelo avesso e assim,revelam a possibilidade de criar.Uma cadeira de cabeça para baixo se torna barco,foguete, trem..."

Aprendemos assim com as crianças que é possível mudar o rumo das coisas."Sônia Kramer
O brincar como uma maneira de ser e estar no mundo.
A importância de tempos e espaços para o movimento,o teatro,a dança,a arte,a música...
A BRINCADEIRA se torna essencial pois é através dela que estão presentes as muitas formas de interpretar e ver o mundo.
Brincar é uma forma responsável por diversas aprendizagens.
VAMOS FAVORECER A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE ONDE A INFÂNCIA POSSA SER VIVIDA EM TODA A SUA PLENITUDE.

Deixo aqui uma reflexão para os pais:Ao decidirem como querem conduzir a infância de seus filhos procurem relembrar como foi a sua infância.Quando as lembranças não são boas, vamos refazer o que foi ruim.Quando as lembranças forem boas,vamos aprimorar o que deu certo.O período que corresponde a infância passa rápido,não volta.Será sempre a base de toda a vida de adulto.

Até qualquer MOMENTO,se Deus quiser.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Mensagem de Páscoa

PÁSCOA        


                                 ENERGIA A SER RENOVADA


     ESPERANÇA                                         LIBERTAÇÃO


TEMPO DE INOVAR                             MUDANÇA


RENASCIMENTO                                     ALEGRIA


            CRER  na   VIDA   que   vence  a  MORTE.


CONVERSANDO COM TIA SONIA deseja a todos uma verdadeira Páscoa de muito amor e Cristo ressuscitado no coração de cada um.