segunda-feira, 30 de julho de 2012

TEMPO



NÃO DEU TEMPO!  NÃO TENHO TEMPO!! O TEMPO
FOI POUCO. PRECISAVA DE MUITO MAIS TEMPO NO DIA.

ESSE ASSUNTO É POLÊMICO , AFINAL O TEMPO É IGUAL PARA TODOS?



O bom mesmo é saber administrar o nosso tempo,do jeito que a vida cobra e do jeito que o coração deseja.

e continuando o poema de Pe.Fábio de Melo




é tão bom falar do tempo com as palavras dos poetas e vamos continuar...



O TEMPO PARA O AMOR...


O TEMPO E A ETERNIDADE

         




Estamos tão costumados a seguir o tempo pelas horas, dias e meses que na página do nosso blog temos um relógio que marca as horas em tempo real e ainda tem um lugar para o calendário do mês. Fica difícil não marcamos nossa vida por esse tempo que o homem resolveu criar para conseguir organizar seu dia a dia.




A foto do calendário acima foi colocada propositadamente,para lembrar de um TEMPO onde Dona História, marcou a vida de muitas crianças e também de quem fazia esse personagem,eu.Foi um TEMPO muito feliz de convivência com crianças e muita alegria.


Para terminar escolhemos palavras poéticas que deixam
 uma mensagem de VIDA e TEMPO.






Já que precisamos nos guiar por um TEMPO
na" próxima semana" se Deus quiser conforme o seu Tempo,estaremos aqui novamente.






segunda-feira, 23 de julho de 2012

EDUCANDO NA INFÂNCIA

PARA OS PAIS, AVÓS, TIOS, PROFESSORES, E TODOS QUE VIVEM PRÓXIMOS DE ALGUMA CRIANÇA.

Tenho duas filhas,sobrinhos,trabalhei muito tempo com crianças e gosto muito de estudar sobre elas.Talvez tenha ficado com esse" vício " de acompanhar com atenção o que diz respeito a educação e vivência com "os pequenos".

Sabendo que nos dias atuais tudo acontece com muita rapidez e nem sempre temos tempo para procurar os conhecimentos do momento. Hoje vou deixar registrado alguns conceitos,opiniões e sugestões sobre as crianças na infância.
Acredito que qualquer ajuda sempre é bem-vinda para quem está passando por esse período com alguma delas.

Das últimas leituras que fiz, posso repassar o que acredito, por já ter vivenciado na prática. Portanto concordo.



CRIANÇA DE 2 A 4 ANOS.
A CRIANÇA NESSA IDADE GOSTA DE CHAMAR A ATENÇÃO DOS PAIS PRINCIPALMENTE QUANDO OS MESMOS ESTÃO OCUPADOS EM ALGUMA TAREFA.O QUE FAZER NESSAS HORAS?

Procure incumbí-lo de pequenas tarefas.Por exemplo você esta escrevendo alguma coisa então peça para que ela faça alguns desenhos,faça sugestão do que ela poderá fazer e valorize o resultado final .Vá procurando tarefinhas.Ajudar molhar o jardim,arrumar os brinquedos enquanto você arruma a casa etc.
As crianças nessa fase " são egocêntricas e testam os limites da própria autonomia.Se os pais reconhecem e validam suas competências,eles ficam felizes e confiantes e se mostram dispostos a cooperar."(Graziela Zlotnik Chehaibar-Psicóloga-SP)

O sono,não anda bom.A criança anda sonolenta.

A criança que dorme mal,muda o seu comportamento.
O motivo pode até ser deficiência por motivos respiratórios.Os pediatras devem ser consultados,quando o adulto percebe que a criança anda com agitação excessiva,ou dificuldade de aprendizagem entre outros sinais.
Devido o comportamento agitado as vezes pode-se fazer um diagnóstico errado,então se for observado ronco,dormir de boca aberta,movimentos e ruídos ao dormir, deve-se relatar ao pediatra na consulta, esta deve ser feita períodicamente nessa idade.
 Um soninho para relaxar depois do colégio por exemplo,deixa a criança também mais disposta,vale a pena insistir nessa rotina.
A hora de ir dormir à noite também deve ser de acordo com a idade da criança.Ela não deve acompanhar os horários dos adultos da família.Ela está em desenvolvimento e o sono precisa ser de mais horas.
Ler histórias para ela na hora de dormir tem um signifacado muito forte para seu aprendizado e para sua vida emocional.Esse momento será lembrado para sempre nas recordações da infância.Passa ser também uma motivação para ela mesma querer ler histórias infantis.



Vida escolar?

Qual o papel principal dos pais na vida escolar de seus filhos?
Muito poderia se escrever sobre esse tópico,mas vamos deixar para fazer uma postagem especial só sobre esse assunto.Agora queremos destacar  coisas simples,fácil de ser feito pelos pais e que dá resultado.

Os pais devem valorizar a educação,fazendo com que a criança saiba que eles acopanham de perto tudo que acontece na sua vida escolar.
Checar as lições de casa,passar visto na agenda,ouvir e comentar os fatos ocorridos durante o dia no colégio,entre outras atitudes.
Muitas vezes ouvimos que a falta de tempo não dá para agir assim.Não concordamos,pois sabendo aproveitar o tempo que se está com a criança dá para se criar algumas rotinas.
Ao buscar ou levar a criança ao colégio,é um bom momento para se conversar com ela sobre a aula.
Um tempinho a noite para passar visto na agenda não será gasto mais de 10 minutos e os pais ficarão sabendo o que está acontecendo e até mesmo cobrar do colégio se não estiver havendo esse meio de comunicação com  eles.
Conhecer os professores,comparecer as reuniões ou marcar um atendimento para conversar com a coordenção também devem acontecer.
Estar presente as festividades e comemorações que os pais são convidados pelo colégio.
Sabemos que muitas vezes o horário do trabalho não permite essas idas,mas pode-se fazer um revezamento entre mãe, pai, avó,tia ,alguem que a criança tenha um envolvimento emocional,pois para ela é muito triste perceber que não há ninguem para assistí-la num momento que ela valoriza e se prepararou para tal.
" Quando os pais valorizam a educação,o filho dá o melhor de si."(Maria Irene Maluf-Psicopedagoga-SP)


Timidez,qual a idade que ela aparece?

Por volta do 6 ou 7 anos,quando a criançca entra para o ensino fundamental,é quando pode começar aparecer sinais de timidez.
Toda criança deve ser acompanhada sempre com muita atenção,porque a cada idade surgem fatos novos no seu desenvolvimento que dão sinais importantes da sua saúde física,emocional ou social.
Não é necessário conhecimentos aprimorados para dectar as mudanças,mas é preciso o cuidado de se ficar atento a tudo e havendo dúvida nada melhor do que conversar com professores,médico,psicólogo,psicopedagogo ou algum profissional voltado para atendimento infantil.
Qualquer dificuldade detectada poderá ter um diagnóstico próprio e havendo necessidade de um acompanhamento especializado o mesmo deve ser feito para evitar situações complexas no futuro.
Voltando para "timidez"pode-se considerar como sinais; ficar vermelho,taquicárdico e ansioso.
O tímido tem vontade de interagir,mas tem vergonha.
Com quaquer criança precisamos ganhar a sua confiança,agindo com paciência,verdade,carinho e mostrando a ela que como adultos podemos ajudá-la.
Nada deve ser imposto. Uma boa conversa explicando o por quê da situação precisa acontecer.
Com a timidez também deve ser assim.
No dia a dia fazer com que a criança se sinta segura e aos poucos ir interagindo sem que ninguem fique lhe forçando um comportamento que para ela está sendo difícil.
Ajudar aumentar a sua auto estima sempre é muito importante.
Pedir ajuda dos professores mostrando a eles que a criança tem apresentado esse comportamento e que precisará da ajuda de todos para superá-lo.

Acho fascinante esse tema voltado para educação infantil,mas é impossível escrever numa única vez,tudo que consideramos interessante,então vou aos poucos postando alguma coisa.
Hoje ressaltamos:a criança pede atenção;o sono;a vida escolar e a timidez.



Até a próxima  vez, fiquem com Deus.









Jaqueline e Lorita,lembranças da minha infância-1962.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

CACHORRO

 AMELINHA
 PUCA
 MEL


Eu já havia prometido a minha filha Sophia que iria escrever uma postagem no blog falando dos companheiros especias, nossos cachorros.
O momento não poderia ser outro do que essa semana,com a chegada de "mel" nossa mais nova companheira aqui de casa.
 TOBIAS- "TOBY"
Esse animal realmente pode ser considerado nosso amigo,está sempre demonstrando carinho por todos que sabem respeitá-lo e dar-lhe amor de verdade.
Dizem que ele é condicionada a fazer muitas coisas que nos encantam, mas para quem tem um ou mais na convivência diária fica difícil entender que suas atitudes são apenas condicionamentos.
 BILLY
 Muitos são os casos que acontecem em nossas casas ou ouvimos os amigos contarem, que nos fazem crer que eles são inteligentes, criativos, carinhosos, amigos, companheiros, leais, brincalhões, protetores, enfim são especiais e não apenas seres vivos condicionados a fazer o que o homem ensina.
 HANNA
Pergunta para quem tem um cãozinho se não é assim que eles convivem com nós humanos.
Infelizmente ainda ficamos sabendo de coisas horrorosas que
fazem com eles.  O homem ainda não sabe se relacionar bem com seus semelhantes, então com os animais ainda deixa muito a desejar.
Nos dias atuais já começamos conhecer belos trabalhos e atitudes de pessoas que já conseguiram enterder que o universo é de todos os seres vivos, portanto é preciso haver cuidado e respeito para com todos.
Para com os cães, que na maioria das vezes estão tão próximo, porque não tratá-los com amor.
Quando se decide criar um animal seja qual ele for é preciso ter a consciencia que a partir desse momento seremos responsáveis por ele em todas as circunstâncias, não dá para tê-lo como um brinquedinho e na hora que ficar enjoado jogar fora ou deixá-lo de lado.
 ZICO
A responsabilidade para com o animal inclui alimentá-lo,cuidar da sua higiene, da sua saúde ,brincar, passear e tê-lo como um integrante do grupo familiar.

Durante a infância, o convívio das crianças com os animais é muito saudável e ajuda no desenvolvimento das mesmas principalmente fazendo com que elas aprendam desde cedo amar e protege-los.
Já está comprovado que também para a recuperação da saúde,muitas vezes é com a ajuda de animais que acontece mais rápido.Um exemplo são os tratamentos feitos usando cavalo em exercícios.


Voltando a falar dos nosso amigos cães, quero registrar a minha admiração por todos que ajudam as pessoas que estão precisando de algo na suas vidas e especialmente as que também lembram dos animais e em especial dos cachorros, pois esses dependem totalmente de atençao dos humanos.

ZEUS, APOLO, DEBY,
DOMINIQUE, PIERRE, AMELINHA,  PUCA, NIKITA, BOB, AZEITONA, BILLY, KADU, TOBY,
 LOLITA, PAPO, HANNA, HIPPIE, ZARA, ALPHE, ROMEU, DEBY, SANDY,
o soninho de MEL 
 e agora também Mel, são ou foram bons companheiros e representam uma amostra do grande universo de belos e amigos cães.

ATÉ A PRÓXIMA SEMANA, SE DEUS QUISER.

P.S.-OS DESENHOS (CAVALO E MACACO) FORMA TIRADOS DA INTERNET,MAS NÃO SEI QUEM SÃO OS AUTORES.CASO RECONHEÇAM SEUS DESENHOS ME AVISEM QUE DAREI OS CRÉDITOS JUSTOS DE QUEM OS DESENHOU.
  

segunda-feira, 9 de julho de 2012

PRESENTE

PRESENTE,palavra forte que nos remete de imediato a muitas coisas.

O primeiro pensamento quase sempre é de presentes materiais que recebemos nas datas especiais.



Bom exemplo, é a data de Natal.
Perguntamos a você, nessa data será que só os presentes materias são suficientes para comemorarmos?
Claro que é muito bom ganharmos um presente,  como algo que estamos querendo muito, mas será que outro tipo de presente também não vai tocar o nosso coração?


Uma mensagem com palavras afetuosas,com um texto de reflexão,uma declaração de amor ou recordações significativas também é um presente que pode marcar um momento especial.

Procurar entender que todos os dias estamos recebendo presente.
O primeiro presente que recebemos a cada dia é o próprio "dia" . Uma dádiva de Deus recebida no "presente" e nem nos damos conta do significado.

 vida,presente.


Lembrar e ser lembrado pelos familiares ou amigos sempre é muito bom.
Essa lembrança também costuma ser  acompanhada por presente.

Podemos chamar de presente um sorriso com os lábios e os olhos, a companhia para uma refeição, uma obra de arte ou um artesanato, uma roupa de grife ou um objeto antigo que tem história, uma comida feita especialmente para você, uma caixinha de bombom, um abraço apertado nas horas tristes ou alegres, uma foto ou um livro com dedicatória, uma festa surpresa, uma jóia, um bichinho de pelúcia, flores, lindas flores, um perfume, um telefonema inesperado ou ou um email na hora certa, ser lembrada nas orações,  um convite para uma festa...não dá para continuar porque a lista é praticamente infinita.


 amor fraternal



Um beijo! Tem presente melhor?!

O que está incorporado a um presente?
A lembrança. O carinho. A amizade,o bem querer. A vontade de fazer o outro feliz. A intimidade. A abertura de relacionamento. Um momento de alegria. Recordações.

Datas não faltam para presentear e receber presentes.
Datas comerciais, datas religiosas, eventos sociais existem durante todo o ano.
Agora também há aqueles momentos que não são datas especiais e acabam tornando-se porque alguém resolveu presentear outra por alguma razão própria entre elas.

Conheço bem uma história de um casal que o homem não era muito ligado a presentear nas datas comemorativas, mas segundo sua esposa existe na suas histórias dois momentos que ela jamais vai esquecer.
O primeiro foi logo que eles se conheceram e começaram a namorar.Ele apareceu com uma caixinha onde havia uns brincos artesanais que ele comprou para presente-lá.
Ele não se preocupou com o valor material mas sim com a originalidade e a vontade de agradá-la.
O segundo, foi depois de mais de vinte anos de casados, quando ele deu um carro zero para ela. O surpreendente foi ele ter comprado um lindo buquê de flores para ser entregue na concessionária na hora que ela fosse buscar o carro.

São esse detalhes que fazem a diferença na hora de dar um presente.
Sempre fala mais alto esse carinho embutido no presentear.


Quem não passou ou viu alguém passar por  aquele momento que uma criança faz um desenho e muito feliz trás para presentear.



PRESENTEAR
ocasiona emoção a quem recebe e a quem oferece, está ligada diretamente ao coração.

O ponto que vamos deixar ressaltado nessa postagem é a importancia de valorizarmos o nosso presente, o dia que estamos vivendo.  Agradecer a Deus por esse presente.

Os mimos, as prendas, os presentes sempre serão bem-vindos desde que sejam ofertados com verdadeiro carinho.

O valor material do presente não pode ser maior do que o valor do amor que está" presente" nesse ato.

Atualmente o homem já está consciente que a natureza é outro valiozo presente para todos nós.

Essa postagem entre tantas outras que já escrevi é meu presente para você que segue esse blog.

Até a semana que vem se Deus quiser.




segunda-feira, 2 de julho de 2012

COMUNICAÇÃO

PALAVRAS, IMAGENS, agora COMUNICAÇÃO.

Comunicação! Comunicação! Comunicação!


Para cada período de 10 anos,quantas mudanças!
Mudanças físicas, sociais e na comunicação então!
O mundo vai mudando a cada dia conforme o homem vai descobrindo, pesquisando, aprendendo, testando, acertando e errando.
Quem como eu que nasceu há 50 anos atrás, ufa!Quantas mudanças!!!!!!!
Fica até díficil para os jovens atuais entederem como o mundo funcionava, como eram os comportamentos e principalmente como eram os meios de comunicação entre as pessoas, lugares, trabalhos e tudo que envolvia as comunicações, ou seja tudo na vida.
Os relacionamentos? As diferenças de culturas? As descobertas? Nossa! Como tudo era devagar, ou seja como era lento, com poucos recursos.
Considero, que a informática foi para nós dessa época e continua sendo a evolução maior nas comunicações.
Pensar que depois que esse post estiver publicado no blog, pessoas ligadas a internet poderão lê-lo de qualquer parte e ainda interagir com comentários se quiser."É demais"!
Comunicação, ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por vários meios.Capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.Assim encontramos a definição para comunicação, é por isso que trouxemos esse assunto essa semana.É empolgante começar a traçar linhas de pensamento sobre o tema.
1950,1ª emissora de Tv no Brasil.
1962, é gravado o primeiro disco dos Beatles.



1970,escolas de datilografia e máquina de escrever"´pórtatil",muito interessante principalmente para os jovens estudantes.Eu ganhei a minha que me foi muito útil e até hoje ao digitar no computador, sei que a facilidade vem dessa época.


!970 essa era o máximo pesava só 4.5kg.

1980, máquina fotográfica descartável. Na hora de revelar o filme ela era levada e não retornava.

Essa máquina da foto registrou muitos momentos especiais da minha família nos anos 60 anos.

1990, no fianl dos anos 90, a internet passou a ser reconhecida pelo mundo como meio de comunicação sem fronteiras.TVs de tela plana, plasma e ccd também aparecem no final dos anos 90.

Meu notebook tem sido muito importante nas minhas atuais atividades em pleno 2012.

Não é mais preciso ficar descrevendo isso ou aquilo dessa ou daquela época, basta procurar na Internet e toda a história é encontrada conforme o interesse de quem está procurando.
A COMUNICAÇÃO, se tornou mais rápida, mais completa, deixou os lugares mais escondidinhos do planeta em condições de ter uma visão mais global do mundo.
Computadores, celulares e muitos outros produtos tomaram conta do mercado com acesso a quase todos que estão interessado.



Mas...
Como anda também a comunicação entre as pessoas, quando não estão no uso desses aparelhos?
COMUNICAÇÃO, acontecendo apenas no mundo virtual ?
Precisamos ter cuidado com a rapidez que tudo vem acontecendo, parece que o fascínio que a tecnologia vem proporcionando as pessoas, tem criado um certo distanciamento entre as pessoas. 
Não é exagero, há horas que em nossa casa, cada um está em frente a uma televisão ou a um computador.Conversa pelo celular a qualquer hora e em qualquer lugar acontece sempre.
 Onde fica o olho no olho? Onde ficam as palavras
 carinhosas, conversas com gargalhadas etc. será que não precisamos desses momentos de energia.
Consideramos que tudo não deve ser nem para mais nem para menos.
Precisamos manter na nossa memória como era o mundo até bem pouco tempo,com isso reconhecermos a importancia da evolução, do progresso.
Mas...
somos nós que precisamos dosar o uso de tudo, lembrando sempre que o ser humano, precisa interagir com laços de amor e afetividade.


Ao terminar essa nossa comunicação, deixamos registrado que apesar das pessoas normalmente visitarem os blogs, ainda não estão habituadas a deixarem comentários, mas essa também é uma forma de interagir com o autor e fazer que o mesmo saiba o que consegui com a sua postagem.
O" feedback "na COMUNICAÇÃO sempre é muito importante.
         Participar das redes sociais, ser seguidores de blogs, ler emails, tudo tem seu valor,mas vamos continuar dando um forte abraço, um aperto de mão, uma conversa entre os familiares, uma visita aos amigos nos momentos alegres ou tristes.Vamos fazer com que a nossa comunicação seja completa.

 Esse momento foi um exemplo de verdadeira comunicação com muito afeto e energia positiva.


Até a próxima semana, se Deus quiser.