segunda-feira, 10 de junho de 2013

A LEITURA PARA AS CRIANÇAS


QUAL LIVRO VOU COMPRAR PARA MEU FILHO?
UM LIVRO SERIA UM BOM PRESENTE?







O gostar de ler, precisa ser estimulado, muito cedo.
Desde o primeiro ano de vida, a criança deve ter contato com livros e ter sempre ao seu alcance livros para que vá  familiarizando-se e desde então apreciando os mesmos.

Alguns aspectos importantes devem ser levados em conta na escolha de um livro para as crianças.Podemos citar, por exemplo:

 a) É preciso levar em conta a idade da criança. Quanto menor ela for, mas será preciso que os textos sejam pequenos, letras de bom tamanho e ilustração bem atraente.

b)Para os bebês, o ideal é que tenham como tema assuntos das suas descobertas, tais como cores, animais, letras, números... .Eles podem ser de tecidos, de material à prova d'água,com som, de capa dura...

c)A criança precisa entender que o livro é uma coisa boa que vai trazer momentos de encanto. Deixar que o livro entre em sua vida por obrigação, apenas para estudar ou ler para cumprir solicitação do colégio, não será bom para que ela se aproxime da leitura como uma coisa prazerosa.



d)Cabe aos pais ou responsáveis, fazer boas escolhas de leituras que despertem a criança para conhecimentos importantes para ela, assim como também para personagens e sonhos que vão de encontro com o seu mundo lúdico.

e)Eles devem comprar os livros ou escolher com a criança, para que a mesma não o faça por impulso e depois não ter interesse pelo que escolheu.

f) Existem livros que também trazem partes para que a criança interaja com a história, fazendo desenhos, ou brincadeiras, e o livro então se torna atraente e faz com que ela interprete o que ouviu ou leu.

 
g)Atualmente os livros lançados, são classificados pelas editoras com sugestão de faixa etárea.Essa sugestão também ajuda na escolha, mas é preciso também ser levado em conta, a maturidade da criança, o grau de domínio da leitura e a vivência dela.
 
h)Existem histórias que ajudam a criança a contornar dificuldades comuns a muitas crianças como o medo de dormir sozinha, de ter uma alimentação saudável, do medo de levar bronca quando fazem algo errado etc.
 
i) Histórias com foco em temas atuais:educação no trânsito, respeito aos idosos, ética, boa conviência etc.
 
j)Algumas obras, estimulam a criança a desenhar e criar suas próprias histórias.
 
 
 


A literatura infantil assume um papel importante na vida da criança.É através da literatura que a criança vai se relacionando com o mundo e formando sua identidade.
A leitura ou contação de histórias, alimenta o universo das formas, seres, cores e tem o poder transformador na vida das crianças.
A possibilidade de levar às crianças histórias que proporcionam brincadeiras, aprendizado e descobertas é uma arma poderosa para os pais na educação de seus filhos.


Um livro sempre será um bom presente.

O tipo de texto poderá ser encontrado em diversas classificações, tais como:
Histórias contemporâneas de autores brasileiros ou estrageiros, contos de fadas e histórias da tradição universal, livros-brinquedos, histórias religiosas, poesias,
livros sem palavras, histórias folclore...



ATÉ A SEMANA QUE VEM SE DEUS QUISER.

Nenhum comentário: