segunda-feira, 20 de junho de 2016

O SABIÁ DA VOVÓ GIGINA- História completa

VAMOS COMEÇAR NOSSA HISTÓRIA!

O SABIÁ DA VOVÓ GIGINA
Autora: Sonia Lustosa

Vovó Gigina morava em uma cidade cercada de muitas montanhas e muito verde.O sol na cidade as vezes era preguiçoso, ficando vários dias escondidos. As nuvens passeavam pelo céu sempre anunciando a chegada da chuva. 



Vóvo Gigina gostava de ficar olhando pela janela da sua casa,as nuvens se transformando em pingos que chegavam bem devagar até se tornar uma chuva forte e tomar conta da cidade, das montanhas, dos jardins, das ruas de quase tudo.

No jardim da casa havia um arbusto não muito grande e de uma copa bem cheia de folhas verdinhas, umas bem próximas das outras. Esse arbusto, foi plantado por sua filha quando ela era uma menina. Os anos foram passando o arbusto crescendo, tornando-se um local preferido por vários pássaros para fazerem seus ninhos.
Muitos ovinhos eram colocados nos ninhos feitos pelos passarinhos ali naqueles galhos.

Quando chegava a hora, lá estavam os pequeninos passarinhos piando para anunciarem que eles NASCERAM.
Os passarinhos recém nascidos

Passado alguns meses de inverno bem rigoroso, a primavera chegava para trazer o céu azul e as flores do jardim.
Vovó Gigina, ficava animada porque nessa época ela não precisava ficar na janela observando a chuva e os passarinhos que corriam para o ninho.
Com dias ensolarados de clima agradável ela podia ficar na sua cadeira de balanço, na varanda, sentindo a leve brisa que corria. Observava as pessoas que passavam na calçada, fazia seus crochês e principalmente cultivava o seu hobbie preferido: passarinhar.

A casa, o jardim e a cadeira de balanço da vovó Gigina.









                           II CAPÍTULO

Era comum na sua cidade, a presença de um pássaro muito conhecido dos brasileiros.
O Sabiá laranjeira e era ele o principal das suas horas de passarinhar.

Vovó Gigina em uma dessas tardes de primavera, recebeu a visita de suas netas Bianca e Vitória.Ela escutou as duas comentando sobre o canto de passarinho que ouviam naquele momento. A vovó começou conversar com elas sobre aquele passarinho.
As netas

 Ela recebia a visita daqueles cantadores há muito tempo e considerava todos eles como seus amigos.
As meninas logo ficaram animadas com a conversa.
Bianca perguntou: - Você sabe o nome do passarinho? sei sim respondeu vovó Gigina:-O seu nome é Sabiá laranjeira. mas eu sei também que ele tem um nome dado pelos cientistas, mas esse nome vocês terão que pesquisar na Internet, pois eu não lembro mais.
Também gosto de dar nomes a eles, pois eu  já conheço alguns que são meus visitantes há muito tempo.
Logo Vitória ficou interessada saber que nomes eram esses, e como ela os conhecia.
Tudo começou assim: Toda tarde depois que eu terminava de fazer meus trabalhos de casa, eu vinha para a varanda e ficava observando os movimentos dos sabiás que vinham dormir naquela árvore do jardim.
O que acontecia vovó? Perguntou Vitória.

Eles chegavam devagar, um pouco espantados por causa da minha presença na varanda, mas eu olhava para eles com admiração e carinho e acho que eles logo perceberam que eu estava gostando da visita deles no jardim.
Resolvi trazer algumas laranjas ou mexericas e levar pertinho da árvore e deixar que eles fossem até onde estavam as frutas pra come-las.
Passaram-se muitos meses e aos poucos eles tornavam-se próximos cada vez mais. Alguns já vinham beliscar as frutinhas na varanda ou na janela da sala.
Bianca percebeu logo que vovó Gigina sendo esperta havia conquistado a amizade dos sabiás.
Então falou:- Vovó com eles chegando perto da senhora, ficou fácil conhecê-los, observar cada um e até batiza-los com nomes que a senhora foi escolhendo.
Isso mesmo Bianca, foi desse modo que passei saber quem era Esperto, a Lindinha, o Guloso e a Cantora.
Vitória achou interessante os nomes e quis saber como a vovó escolheu esses nomes.



















                     III CAPÍTULO

Vovó Gigina com muita paciência e gostando daquela conversa continuo as explicações.
ESPERTO como o próprio nome diz, era dos quatro sabiás o primeiro a chegar na varanda para saborear as laranjas. Ele era o menor de todos e não deixou nenhum de seus amigos irem na sua frente.
A LINDINHA ganhou esse nome porque realmente era a mais graciosa, suas penas laranjas eram de um brilho quase dourado, fazendo a diferença entre os outros.
GULOSO era bem gordinho e sempre era o último a parar de comer e voar para o ninho, o seu nome só poderia ser esse.
A CANTORA  era o xodó da vovó Gigina. Ela voava com elegância, nunca estava com pressa de comer, e todos os dias ao chegar no jardim cantava o belo canto próprio dos sabiás laranjeiras.
A vovó havia estudado em livros da sua enciclopédia tudo sobre o sabiá laranjeira e descobriu muitas coisas interessantes. Agora era o momento certo para passar para as netas suas descobertas.
Bianca e Vitória perceberam que a vovó Gigina gostava muito dos sabiás e quiseram saber como era a vida deles.
Vovó Gigina, disse a elas que existem muitas pessoas que procuram observar os pássaros para conhece-los e admirar a beleza que existe em cada um, procuram conhecer como eles vivem e isso tem o nome de "passarinhar".
Gigina disse que se incluiu no grupo dessas pessoas e para ela o sabiá Laranjeira tem sido quem mais ela já passarinhou. Por isso ela sabe muito da vida deles.

A vovó disse que é muito bom despertar para o conhecimento principalmente sobre a natureza, sobre o mundo em que vivemos e também sobre as pessoas.Aprendemos muitas coisas interessantes.Ela também lembrou que atualmente as meninas estavam vivendo uma época, onde buscar conhecimento através da Internet, facilitava muito o aumento dos conhecimentos.
Voltando para o interesse de Bianca e Vitória sobre o sabiá laranjeira, a vovó disse que iria ensinar um pouco a elas.
Primeiro  ia colocar uma música para tocar, que era muito antiga, falava do sabiá e depois também iria cantar para elas outra música de sua autoria, feita por causa de um sabiá.
Bianca, achou...


IV- CAPÍTULO

 Bianca, achou muito interessante saber que sua avó gostava de compor música e comentou com Vitória que essa conversa estava fazendo com que elas conhecessem melhor a vovó Gigina.



Para ficar mais animado, vovó sugeriu que elas escrevessem a letra das músicas, para depois acompanharam na hora que fossem ouvir as mesmas. Elas aceitaram na hora.
Folhas e caneta na mão. Vovó Gigina começou a ditar:

"Sabiá lá na gaiola. Fez um buraquinho.Voou, voou,voou. A menina que gostava tanto do bichinho. Chorou, chorou, chorou, chorou.
Sabiá fugiu do terreiro.Foi cantar na abacateiro. A menina diz a chorar:Vem cá, Sabiá, vem cá! A menina diz solucionando:Sabiá eu estou te esperando. O Sabiá responde de lá: Não chores
que eu vou voltar."

Quem cantava essa música, há muitos anos atrás, era uma cantora de nome Carmélia Alves,( nos anos 1950 mais ou menos).

Agora vocês vão conhecer a música que eu fiz, disse a vovó Gigina:

Minha vizinha tem sabiá.
Ele canta dia e noite sem parar.
Parece até um samba canção.
Quando ele canta mexe com meu coração.
A vizinha dona dele e boa praça.Pois se naõ fosse eu fazia ele ir embora.
Esse sabiá que só me faz entristecer.
Quando ele canta é sinal que vai chover.




V CAPÍTULO o último.
O SABIÁ DA VOVÓ GIGINA


Pronto agora vou ensinar a vocês essas duas músicas, disse vovó Gigina.
Depois de alguns ensaios, as três já estavam cantando alegremente e quem sabe os Sabiás lá no jardim não estavam ouvindo e até gostando.
Bianca e Vitória, gostaram de cantar e mais ainda daquela história da vovó ter feito até música para o sabiá da vizinha.
A vovó disse que o canto do sabiá é considrado um canto nostálgico e semelhante ao som de uma flauta. O sabiá laranjeira foi escolhido como o pássaro dos poetas.
Esse pássaro é tão importante no nosso país, que foi decretado um símbolo nacional, assim como os outros símbolos( Bandeira, hino,brasão das armas e o selo ).
O sabiá la

ranjeira, depois do seu nascimento fica com os pais por um período de um ês, o ninho deles é em formato de tigela, e nascem de 2 a 3 filhotes de cada vez.
O período de vida deles é de mais ou menos 30 anos e seu tamanho é de 23 a 25cm.
Sua presença se faz mais nas regiões sul e sudeste.
Vovó Gigina mora na região sudeste, no estado do Rio de Janeiro, numa região serrana.
Agora Bianca e Vitória entenderam que a vovó, realmente gostava de passarinhar os sabiás laranjeira.
Depois desse dia as duas também passaram a se interessar não só pelo sabiá laranjeira, mas também por outros pássaros, que elas iam encontrando por onde passavam.
Sempre que possível elas também estavam aprendendo a passarinhar .
Vovó Gigina, ficou muito feliz de ter incentivado suas netas a gostarem dos pássaros e com isso respeitarem sempre a natureza, que tem tanto a nos oferecer.
Quando chegou o mês de outubro, o colégio onde Bianca e Vitória estudavam, resolver comemorar o dia da ave, que é dia 5 desse mês.
Lançaram um concurso para que os alunos escolhessem uma ave e criassem uma poesia, um desenho ou uma redação sobre ela. 
O prêmio seria uma viagem para visitar um parque onde vivem muitas aves, lá no Pantanal.
Bianca logo combinou com Vitória para as duas participarem.
Vitória logo aceitou aceitou e as duas resolveram que iriam pedir ajuda para a vovó Gigina e com certeza elas iriam escolher o sabiá laranjeira para participar do concurso.
Elas resolveram que iriam fazer uma poesia.
Quem vai terminar essa história é você.
Que tal criar uma poesia para o sabiá laranjeira para ajudar Bianca e Vitória ganharem o concurso.
Boa sorte.




                              








FIM















Nenhum comentário: