segunda-feira, 24 de setembro de 2012

VOVÓ & VOVÔ

AVÓ, AVÔ, VOVÓ,VOVÔ,VÓ, VÔ, PRESENÇA MARCANTE PARA OS NETOS


Já escrevi aqui no blog, sobre as mães, sobre os pais,sobre filhos,agora chegou a hora de conversar um pouco sobre os avós.

Algumas pessoas como eu, não tiveram a sorte de conviver com esses familiares, que tanto representam na família.Lembro-me na infância como ficava encantada ouvindo meus coleguinhas falarem sobre seus avós, sobre a convivência deles, das visitas de finais de semana ou das férias e ficava a imaginar a doçura desse relacionamento.


Valorizava tanto essa possibilidade de conviver com os avós, que sempre dizia que algum dia se tivesse filhos, iria pedir a Deus que permitisse a eles terem avós para curtir essas pessoas que sempre são especiais para os netos.
Desenho publicado na revista Crescer.


Fui atendida completamente, minhas filhas tiveram esse previlégio de conviverem com os avós maternos e paternos até a vida adulta.Uma riqueza de relacionamento que veio preencher a minha carência através da alegria de vê-las curtindo tantos momentos especiais com seus avós.
 A visita da avó,as orações da avó,a companhia da avó em viagem,a presença dela no aniversário,são momentos prá lá de especias.


Pesquisando sobre esse assunto encontramos vários exemplos da figura dos avós em diversas civilizações,com papel de grande importancia na clã familiar.
 "O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes."


Dia 26 de julho - Dia dos Avós

O dia 26 de julho foi escolhido como Dia dos Avós em homenagem a Santa Ana e São Joaquim. Ao longo do tempo, a data já passou por várias mudanças, sendo que inicialmente era comemorada no dia 20 de março, devido a uma associação com São José. Depois de um tempo, a data foi transferida para 16 de agosto, em virtude da celebração da Assunção de Nossa Senhora. Por fim, o Papa Paulo VI determinou que a data para celebrar os pais de Maria seria 26 de julho.
Conta a história que no século I a.c, Ana e Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre pediam em orações uma criança para tornar a família completa. Embora o casal já tivesse idade avançada, Ana engravidou e foi avisada por um anjo que daria a luz a uma menina abençoada, chamada Maria. Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos, mas sua filha cresceu louvando a Deus e se preparando para se tornar a mãe de Jesus Cristo.
Devido à história narrada durante séculos, Santa Ana e São Joaquim se tornaram padroeiros dos avós. No dia 26 de julho, é comum muitas pessoas orarem e pedirem para que os pais de Maria intercedam pelos vovôs e pelas vovós, principalmente aqueles que estão doentes ou abandonados.
Nesta data, é comum comprar presentes, fazer visitas ou simplesmente telefonar em sinal de admiração e carinho. Os avós são pessoas muito sábias, respeitadas por toda família e que estiveram presentes em momentos importantes das vidas dos seus netos, por isso merecem ser parabenizados.

Embora o perfil dos avós tenha se modernizado com o passar do tempo, eles continuam ocupando papel essencial na criação e na formação dos netos. Os vovôs e as vovós são grandes companhias do dia a dia, afinal, eles transmitem suas experiências de vida através dos conselhos e cativam com muitos dengos e mimos.
A vovó sofreu grandes influências do mundo contemporâneo, por isso, ela não é mais aquela idosa de antigamente, que assistia programas de culinária e fazia tricô o dia todo. O mesmo se emprega ao vovô, que não se dedica mais a tarefas ultrapassadas. Os avôs modernos estão acessando a internet, fazendo viagens em grupo, indo aos bailes da terceira idade e até mesmo frequentando aulas de hidroginástica.
 
Uma conhecida marca de cosméticos do país, criou produtos específicos para a comemoração dessa data." Na relação entre avós e netos vive uma alegria que envolve,acolhe e inspira.Uma força que une os tempos e traz significado e dimensão para todas as gerações.Avós e netos celebram.E nessa celebração flui a bela ciranda da vida."Assim a empresa escreveu ao lançar os produtos.
Sentimos que no momento atual,as pessoas já estão voltadas a resgatar valores que andavam esquecidos, principalmente os que são voltados para a família porque sabemos que são esses valores e sentimentos que geram harmonia na vida das pessoas e paz para o mundo.
 
MÚSICA onde se declara o ínicio com os nossos avós indios.
Dona Desse Lugar

Daniela Mercury

Deste antes, muito antes
Do Brasil ser Vera Cruz
Os primeiros habitantes
Por aqui andavam nus
Os tapuias e yupis
Guaranis e pataxós
A aliança mais antiga
Avós dos nossos avós  




OS CONSELHOS DA VOVÓ PARA A NOSSA SAÚDE AINDA ESTÃO VALENDO .


 
Orientação da Saúde
O que os orientais nos ensinam
que os nossos avós já sabiam
Texto de Mario Fialho
 
O que está no seu coração que não lhe traz felicidades? Os seus pensamentos, seus atos e suas atitudes são as mais amorosas possíveis? É possível perceber seu corpo, suas dores e se auto-massagear, se auto-curar? É possível acompanhar seus pensamentos numa meditação, sentir sua energia numa prática de Ki Gong, perceber que comida não é só carboidratos, proteínas e açúcares, que existe uma qualidade energética no sabor, nas cores e nas texturas? Somos o nosso livro de estudos, vamos virando a página pra descobrir a autoria.
E a orientação que podemos buscar com os antigos, não é diferente do que nossos avós faziam: é cuidar, cuidar, cuidar. Essa atitude básica que estamos condenados a experimentar como nossa principal virtude e nossa principal forma de amar. Quem ainda não percebeu que é só isso que podemos fazer, que nascemos do cuidado e cuidamos da casa, da caixa de e-mail, dos arquivos virtuais, das palavras e também, fundamentalmente, cuidamos de nós e cuidamos do outro.
Melhor seria, homem: cuida do seu jardim, cuida do seu coração, cuida do seu templo, cuida dos seus pensamentos."


EM OUTRAS CULTURAS:

POVOS ORIENTAIS- Os avós são considerados os guardiões do saber familiar.O papel deles na educação dos netos é de grande importancia.
POVOS AFRICANOS- Eles são considerados as pessoas mais importantes da família.
POVOS INDÍGENAS-São os avós que ensinam as crianças a respeitarem o meio ambiente.

DIAS ATUAIS NA EUROPA-
Na França, fundaram uma "Escola Europeia para Avós" e, nos Estados Unidos, um sindicato. Além disso, psiquiatras de vanguarda estão convidando "os velhos" a participar de terapias familiares multigeracionais - como forças conciliadoras. Os avós são mais tolerantes e prestativos do que antes, mais independentes e, ao mesmo tempo, mais participativos

 Hoje, cada vez menos adolescentes acham seus avós antiquados. Nas propagandas publicitárias dos meios de comunicação ocidentais, vovós e vovôs andam de patins. Eles têm seus próprios blogs na Internet, e por meio deles trocam ideias sobre os filhos de filhos divorciados, planejam férias de avós com netos.


NO BRASIL


A presidenta Dilma Rousseff concedeu entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo.Num trecho ela fala sobre ser avó.


Papel de avó

“Olha, eu vou te falar, é um papel fantástico. É mãe com açúcar (…). Fico o dia inteiro com ele [o neto, Gabriel]. Brinco, levo ele pra nadar (…), faço tudo que toda avó faz, tudo
A NOSSA PRESIDENTA, representa bem as mudanças do papel da avó no mundo atual mas segundo suas próprias palavras citadas acima, a essencia desse papel para ela  fica bem claro independente do cargo que ela ocupa no país.

O carinho e a presença dos avós,já mais será dispensada para as crianças de uma família, sempre que for possível os avós devem se fazer presente na vida delas.

Mais uma vez estamos escrevendo sobre a valorização dos relacionamentos e dessa vez a homenagem vai para os avós que sabem ser doçura na vida dos netos, depois de terem sido importantes para a educação dos filhos.

Feliz quem conta com seus pais no papel de avós de seus filhos.
Esse remédio pode servir para os avós, filhos e netos.
 
ATÉ A PRÓXIMA SEMANA SE DEUS QUISER.
 
 
 
 


7 comentários:

Sophia disse...

Nossa....essa postagem veio para mexer com os meus sentimentos,com lembrancas maravilhosas,com minha infancia,enfim,com o meu interior!!!
Agradeco profundamente a DEUS por ter me dado 4 avos super especiais,dos quais pude nao so conviver,mas como tbm absorver tantas coisas boas,tantos ensinamentos... Pude ter a participacao de todos os meus avos em: viagens, em aniversarios, em momentos dificeis, em momentos de alegrias, em natais marcantes, em almocos dia de sabado, em passeios inesqueciveis...tantas coisas para lembrar e para agradecer!!!
Sem duvida alguma,tive os melhores avos do mundo...desde os que: com seu jeito durao me amava a seu modo (Vovo Antonio), o com jeito simples e amoroso sabia me conquistar a cada sorriso (Vovo Cacato), a que com seu cuidadosa nos mimava sempre (Vovo Gigina) e a outra q com seu jeito refinado nos proporcionava presentes exotico e unicos,e alem de ser uma avo super preocupada com tds nos (Vovo Ilka)... Amo tdos do mesmo tanto e guardarei para sempre os momentos vividos com cada um!!!
Parabens mae,pela postagem...ficou linda...

sonialustosa disse...

Cada palavra escrita na postagem me reportava a convivência de vcs,filhas,com os avós.Fico feliz por vc ter tão boas lembranças de tudo que conviveram e convivem ainda.Bj

Herminia disse...

Avós, amores que temos na vida e que sempre estarão em nossos corações.
Tive a graça de Deus de conviver com meus quatro(4) avós, hoje sinto saudade e um aperto na alma por não mais ter meus avós homens, Vovô Torquato, meu Cacato, avô materno e Vovô Antônio, avô paterno. Foram dois grandes homens, dois grandes pais e dois grandes avós, participaram ativamente dos grandes momentos da minha vida. Hoje fica na mémoria as melhores lembranças de cada um. E ainda tenho o privilégio de ter as avós Ilka, avó paterna e Regina, avó materna. São duas pessoas maravilhosas, lindas e iluminadas, amo demais minha queridas lindas avós. Muito me proporcionaram, assim como ainda fazem tudo por mim, dois anjos em minha vida.

sonialustosa disse...

Lindas, verdadeiras e sinceras palavras,feliz vc ter esse previlégio da convivência com os avós.Bj

Anônimo disse...

Avós significado de carinho,atenção,respeito,mimos ,ajuda e muito amor.
Por ser a caçula infelizmente não tive o prazer de conviver com os meus queridos avós paternos (vovô Antônio e vovó Rosa,por isso quase não tenho lembranças deles.Os avós maternos (vovô Haroldo e vovó Ana),tive o prazer de conviver mais,das poucas lembranças da vovó Ana,lembro com ternura dos seus mimos,do seu carinho da sua atenção conosco e do cheirinho da sua comida e dos seus bolos .Vovô Haroldo que convivi mais aprendi muito com ele aprendi a respeitar o próximo a ajudar os outros a ser prestativa entre tantas outras coisas boas que me ensinou.
Só tenho a agradecer aos meus queridos avós,principalmente vovô Haroldo e Vovó Ana,tudo que nos fez e proporcionou ao longo da vida,graças a Deus e aos meus queridos avós que o que somos e temos hoje em dia é graças a eles.
Fica aqui a minha admiração por eles e o meu muito obrigado por tudo que fez por nossa família ao longo da sua existência

Oração pelos avós

Deus de bondade,
Pai, Filho, Espírito Santo,
nós te agradecemos por nos teres dado nossos queridos avós.
Obrigado, Senhor, por suas histórias bonitas,
palavras amigas, conselhos, carinho e amor por nós.
Nós agradecemos pelo ombro amigo,
pela cumplicidade com nossas brincadeiras,
por seus passos ao ritmo dos nossos,
pelo colo macio e o olhar sereno, cheio de bondade.
Nós te pedimos para estas pessoas
a quem tanto amamos, muita saúde, paz e alegria.
Pedimos para elas a graça
de serem fiéis em cumprir a vontade de Deus,
na alegria e nos sofrimentos,
como o foram Joaquim e Ana,
pais de Maria Santíssima e avós de Jesus.
Nós te pedimos, Senhor, que os abençoes
com a mesma infinita ternura com que nos abençoam.
Amém.

Um grande abraço a todos.Bjs Amanda Baptista

Anônimo disse...

Fui criada pela minha avó que fez tbm papel de mãe, minha referencia de mulher, mãe, educadora heroína, minha avó era e ainda é a pessoa mais especial em minha vida, carinhosa, atenciosa, brincalhona, quem a conheceu sabe a grandiosidade do seu coração.
Não nos encontramos mais no mundo físico, mas a sinto perto de mim em tudo que faço, e as vezes nas minhas orações, penso nela e consigo senti-la, seu cheiro, sua voz, como se estivesse presente ao meu lado naquele instante.
Hoje se sou o que sou devo muito a minha avó (Dona Dadá) como era conhecida.
Estou um pouco emocionada, como todas as vezes fico quando falo, penso nela.

Deus me abençoou com os avós que tenho.

Obrigada Sônia por mais uma postagem linda.

Um beijo e até a próxima.

Jaciana.

sonialustosa disse...

Pelo que conheci da sua história tinha certeza que vc gostaria desse tema,afinal sua avó Dadá,que não conheci pessoalmente já conhecia por vc falar dela sempre com tanto carinho.Obrigada pelo elogio a postagem.Um abraço.