segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O ENCANTO DA LEITURA




A IMPORTÂNCIA DE SABER LER.
Por mais que possamos imaginar viver no mundo sem saber ler, não iremos alcançar o que verdadeiramente significa.Talvez seja um pouco parecido quando não entendemos outro idioma.
O mundo fica pequeno,pouco compreendido sem a leitura.
Uma das coisas mais bonitas na infância é quando uma criança ainda bem pequena ja começa a aprender a ler e fica tão entusiasmada que saí lendo tudo que vai visualizando na sua frente com um prazer enorme das descobertas.
Um adulto então,depois que aprende a ler é como quem saí da escuridão.
A importância de saber ler é vital para uma vida plena.


O BOM DE SABER LER.
Para a leitura ter seu verdadeiro valor, é preciso que cada palavra, frase, parágrafo, texto etc.seja compreendido, assim a leitura ganha uma dimensão de prazer.


A LEITURA QUE NOS TRANSPORTA PARA QUALQUER LUGAR.

Quem não gosta de sonhar?!!!
Um livro com uma história interessante é capaz de nos fazer sonhar.É capaz de nos levar a lugares distantes, a outras culturas, a situações jamais vivida, a desejar alguma coisa.É lendo que saímos do espaço que estamos e percorremos o mundo.
BONECAS PALITO


O APRENDIZADO ATRAVÉS DA LEITURA.

É lendo que vamos aprendendo.A leitura nos proporciona o conhecer as ciências, a poesia, a literatura, a arte, as nóticias do mundo enfim é a porta  que abre os horizontes.

AS HITÓRIAS MARCANTES.

Histórias reais ou de ficção são abordadas nos livros e é a leitura que nos possibilita conhecê-las.


O PRIMEIRO LIVRO LIDO.

A maioria das pessoas costuma lembrar do primeiro livro que leu.Mesmo que seja uma lembrança remota de algumas passagem ou do título,do autor,ou de personagens e até das ilustraçoes, mas quase sempre alguma recordação fica. 
Quando falamos o primeiro livro não quer dizer que seja realmente o primeiro, pois muitas vezes ainda um bebê e já se ganhou um livro. Falamos daqueles livros que foram da nossa infância, quando começamos a descobrir a leitura e a sua mágia.




O INCENTIVO A LEITURA.

Hoje já se sabe da importancia do incentivo a leitura.
Os pais são os primeiros que proporcionam a seus filhos essa descoberta.
Estamos num momento "internet" mas o livro continua tendo seu espaço garantido e seu encanto também.
Nos colégios esse incentivo precisa ser constante e de maneira prazerosa.
Para se chegar ao momento da leitura,com curiosidade,prazer, alegria é preciso que a criança comece a explorar o mundo dos livros desde os seu primeiro ano de vida.
Durante todo o percursso até chegar a leitura propriamente dita, a criança vai em cada etapa fazendo a sua própria leitura.






OS SENTIMENTOS OCULTOS NAS LEITURAS.

É só ler uma poesia, ou ler a letra de uma música,ou uma fábula,ou uma biografia, um conto, a história de um país,um diário,uma pesquisa e vai por aí; para cada leitura sente-se sentimentos diversos, verdades ,lembranças e  todo um conjunto de emoção que o autor desejou passar.


QUERO DEDICAR ESSA POSTAGEM A MINHA FILHA Herminia,QUE DESDE DE MUITO CEDO DEMOSTROU INTERESSE PELOS LIVROS E RESPECTIVAMENTE PELA LEITURA.


 
 
VAMOS LER E INCENTIVAR PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS E OS JOVENS A LEREM.
 
 
ATÉ A SEMANA QUE VEM SE DEUS QUISER.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bela postagem, eu gostaria de ter o habito de ler mais, lembro-me do meu primeiro livro que li na escola, um paradidático chamado "As viagens de Gulliver" adoreiiiiiiiiiiii!!!
Mais uma vez parabéns pelo post da semana.

BJos Jaciana.

Anônimo disse...

HERMINIA COMENTOU NO FACE:
Adorei a postagem dessa semana foi muito bem escolhido o tema. Amo ler e conhecer coisas novas atraves da leitura. E amei mais ainda pq foi dedicada a mim. Adoreiiiiiiiiiiii. Bjo e parabensss mae.

Rose Frota disse...

Me vi a cada trecho dessa postagem, porque desde cedo me interessei por ler e passei pela fase de leitura proibida, lendo na madrugada para minha mãe não me vê com livros inapropriados pra uma criança de 12 anos - Jorge Amado! Depois fui me interessando por todo tipo de leitura e realmente é se transportar pra novos universos e horizontes!!
Adorei a postagem!!!
Bjus!!

Anônimo disse...

Otimo assunto, adorei.
Irei cada vez mais incentivar as minhas pequenas!

Anônimo disse...

Lidiana