segunda-feira, 23 de julho de 2012

EDUCANDO NA INFÂNCIA

PARA OS PAIS, AVÓS, TIOS, PROFESSORES, E TODOS QUE VIVEM PRÓXIMOS DE ALGUMA CRIANÇA.

Tenho duas filhas,sobrinhos,trabalhei muito tempo com crianças e gosto muito de estudar sobre elas.Talvez tenha ficado com esse" vício " de acompanhar com atenção o que diz respeito a educação e vivência com "os pequenos".

Sabendo que nos dias atuais tudo acontece com muita rapidez e nem sempre temos tempo para procurar os conhecimentos do momento. Hoje vou deixar registrado alguns conceitos,opiniões e sugestões sobre as crianças na infância.
Acredito que qualquer ajuda sempre é bem-vinda para quem está passando por esse período com alguma delas.

Das últimas leituras que fiz, posso repassar o que acredito, por já ter vivenciado na prática. Portanto concordo.



CRIANÇA DE 2 A 4 ANOS.
A CRIANÇA NESSA IDADE GOSTA DE CHAMAR A ATENÇÃO DOS PAIS PRINCIPALMENTE QUANDO OS MESMOS ESTÃO OCUPADOS EM ALGUMA TAREFA.O QUE FAZER NESSAS HORAS?

Procure incumbí-lo de pequenas tarefas.Por exemplo você esta escrevendo alguma coisa então peça para que ela faça alguns desenhos,faça sugestão do que ela poderá fazer e valorize o resultado final .Vá procurando tarefinhas.Ajudar molhar o jardim,arrumar os brinquedos enquanto você arruma a casa etc.
As crianças nessa fase " são egocêntricas e testam os limites da própria autonomia.Se os pais reconhecem e validam suas competências,eles ficam felizes e confiantes e se mostram dispostos a cooperar."(Graziela Zlotnik Chehaibar-Psicóloga-SP)

O sono,não anda bom.A criança anda sonolenta.

A criança que dorme mal,muda o seu comportamento.
O motivo pode até ser deficiência por motivos respiratórios.Os pediatras devem ser consultados,quando o adulto percebe que a criança anda com agitação excessiva,ou dificuldade de aprendizagem entre outros sinais.
Devido o comportamento agitado as vezes pode-se fazer um diagnóstico errado,então se for observado ronco,dormir de boca aberta,movimentos e ruídos ao dormir, deve-se relatar ao pediatra na consulta, esta deve ser feita períodicamente nessa idade.
 Um soninho para relaxar depois do colégio por exemplo,deixa a criança também mais disposta,vale a pena insistir nessa rotina.
A hora de ir dormir à noite também deve ser de acordo com a idade da criança.Ela não deve acompanhar os horários dos adultos da família.Ela está em desenvolvimento e o sono precisa ser de mais horas.
Ler histórias para ela na hora de dormir tem um signifacado muito forte para seu aprendizado e para sua vida emocional.Esse momento será lembrado para sempre nas recordações da infância.Passa ser também uma motivação para ela mesma querer ler histórias infantis.



Vida escolar?

Qual o papel principal dos pais na vida escolar de seus filhos?
Muito poderia se escrever sobre esse tópico,mas vamos deixar para fazer uma postagem especial só sobre esse assunto.Agora queremos destacar  coisas simples,fácil de ser feito pelos pais e que dá resultado.

Os pais devem valorizar a educação,fazendo com que a criança saiba que eles acopanham de perto tudo que acontece na sua vida escolar.
Checar as lições de casa,passar visto na agenda,ouvir e comentar os fatos ocorridos durante o dia no colégio,entre outras atitudes.
Muitas vezes ouvimos que a falta de tempo não dá para agir assim.Não concordamos,pois sabendo aproveitar o tempo que se está com a criança dá para se criar algumas rotinas.
Ao buscar ou levar a criança ao colégio,é um bom momento para se conversar com ela sobre a aula.
Um tempinho a noite para passar visto na agenda não será gasto mais de 10 minutos e os pais ficarão sabendo o que está acontecendo e até mesmo cobrar do colégio se não estiver havendo esse meio de comunicação com  eles.
Conhecer os professores,comparecer as reuniões ou marcar um atendimento para conversar com a coordenção também devem acontecer.
Estar presente as festividades e comemorações que os pais são convidados pelo colégio.
Sabemos que muitas vezes o horário do trabalho não permite essas idas,mas pode-se fazer um revezamento entre mãe, pai, avó,tia ,alguem que a criança tenha um envolvimento emocional,pois para ela é muito triste perceber que não há ninguem para assistí-la num momento que ela valoriza e se prepararou para tal.
" Quando os pais valorizam a educação,o filho dá o melhor de si."(Maria Irene Maluf-Psicopedagoga-SP)


Timidez,qual a idade que ela aparece?

Por volta do 6 ou 7 anos,quando a criançca entra para o ensino fundamental,é quando pode começar aparecer sinais de timidez.
Toda criança deve ser acompanhada sempre com muita atenção,porque a cada idade surgem fatos novos no seu desenvolvimento que dão sinais importantes da sua saúde física,emocional ou social.
Não é necessário conhecimentos aprimorados para dectar as mudanças,mas é preciso o cuidado de se ficar atento a tudo e havendo dúvida nada melhor do que conversar com professores,médico,psicólogo,psicopedagogo ou algum profissional voltado para atendimento infantil.
Qualquer dificuldade detectada poderá ter um diagnóstico próprio e havendo necessidade de um acompanhamento especializado o mesmo deve ser feito para evitar situações complexas no futuro.
Voltando para "timidez"pode-se considerar como sinais; ficar vermelho,taquicárdico e ansioso.
O tímido tem vontade de interagir,mas tem vergonha.
Com quaquer criança precisamos ganhar a sua confiança,agindo com paciência,verdade,carinho e mostrando a ela que como adultos podemos ajudá-la.
Nada deve ser imposto. Uma boa conversa explicando o por quê da situação precisa acontecer.
Com a timidez também deve ser assim.
No dia a dia fazer com que a criança se sinta segura e aos poucos ir interagindo sem que ninguem fique lhe forçando um comportamento que para ela está sendo difícil.
Ajudar aumentar a sua auto estima sempre é muito importante.
Pedir ajuda dos professores mostrando a eles que a criança tem apresentado esse comportamento e que precisará da ajuda de todos para superá-lo.

Acho fascinante esse tema voltado para educação infantil,mas é impossível escrever numa única vez,tudo que consideramos interessante,então vou aos poucos postando alguma coisa.
Hoje ressaltamos:a criança pede atenção;o sono;a vida escolar e a timidez.



Até a próxima  vez, fiquem com Deus.









Jaqueline e Lorita,lembranças da minha infância-1962.


5 comentários:

Sophia disse...

Esse tema 'e de grande valor,e vc soube abordar c palavras simples mas de um peso importante...
Quantas vezes nao sabemos lidar c as criancas,pelo simples fato de nao saber aproveitar as situacoes,o tempo, o espaco...
Me lembro com grande alegria da minha infancia...onde meus pais participaram ativamente dessa fase de minha vida... lembro das licoes cobradas,das provas estudadas, dos vistos na agenda,das participacoes em festinhas no colegio,no interesse em saber como tinha sido a manha na escola...td isso fica registrado na memoria da crianca...e ajuda essa crianca a crescer feliz!!!
Muito especial essa postagem mae!!
Parabens....

sonialustosa disse...

Essas suas palavras servem como prâmetro para os pais terem a certeza que tudo feito com atençaõ e amor na infância de seus filhos é muito importante,vc deu seu depoimento do que guardou dessa época.Muito bom.

Rose Frota disse...

tenho aprendido muito com suas orientações e dicas de educação em relação aos meus filhos e agradeço a Deus por ter colocado vc na minha vida.
aprendi mais um bocado com essa postagem.
Bjus!!!

sonialustosa disse...

A intenção é passar os conhecimentos, fico contente se vc tem aproveitado as dicas.Bj

Herminia disse...

Adorei as fotos dessa postagem, bjo!