segunda-feira, 15 de abril de 2013

O SILÊNCIO

A DESCOBERTA DO SILÊNCIO


"SENHOR, NO SILÊNCIO DESSE DIA QUE AMANHECE,VENHO PEDIR-TE PAZ, SABEDORIA E CORAGEM."

"Ouvir o silêncio para falar melhor
Pode parecer estranho a princípio, mas é necessário que reaprendamos a ouvir o silêncio como condição para uma fala com mais qualidade e profundidade."
 
"Muitos dos nossos conflitos nos relacionamentos e na comunicação surgem de um excesso de palavras e uma carência do silêncio."
 
"Para que a nossa vida seja verdadeiramente uma canção, será necessário aprendermos a conviver em harmonia com a palavra e o silêncio, no qual um não exclua o outro, mas que, em perfeita complementaridade, formem juntos uma fecunda comunicação. Jesus sabia, em Seus discursos e diálogos, alternar com eficácia os momentos de fala e de silêncio. O silêncio que jamais foi ausência de mensagem, mas um espaço fecundo de revelação de uma pessoa: Jesus Cristo."                          Monsenhor Jonas Abib

 

"... em uma mensagem para o Dia Internacional das Comunicações, o Papa Bento XVI fez essa afirmação: “A relação entre silêncio e palavra: dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas."



 

"Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos."
 



Escrever hoje ,levantando esse tema SILÊNCIO, é muito significativo na minha vida atual.
Já faz algum tempo que reflito e penso como é importante, falar menos e ouvir mais.

Nas palavras que citei acima tendo lido ( Papa Bento XIV, Monsenhor Jonas Abib e o escritor Paulo Coelho) reforçam o meu pensamento sobre esse assunto.


Nas minhas reflexões tenho considerado que a importância do SILÊNCIO está em saber calar nos momentos que as palavras a serem ditas não irão acrescentar nada.  Muitas vezes irão criar discórdia sem atingir nenhum objetivo positivo. Outras vezes no clamor de uma discussaõ palavras serão ditas e ficarão gravadas para sempre como uma mensagem negativa.
 
Mas como é dificil fazer um silêncio em momentos necessários!

Na tentativa de aprender a fazer uso de um SILÊNCIO apropriado para uma melhoria nos relacionamentes, precisamos com sempre ser persistentes e exercitar essa prática.

Atitudes de carinho, um olhar direto nos olhos, um abraço forte, um momento de meditação a Deus pode ter muito mais valor em momentos da nossa vida do que cem ou mil palavras que muitas vezes poderão ser entendidas de forma errônea.

O SILÊNCIO PRECISA ESTAR MAIS PRESENTE NOS DIAS ATUAIS;COMO FORMA DE UM CONHECIMENTO MAIS PROFUNDO DE NÓS MESMOS.

AGORA, VAMOS FUGIR DESSE SILÊNCIO DE FALTA DE PALAVRAS. ESSE É FALTA DE INTERESSE PARA COM O OUTRO COM QUEM COVIVEMOS.Esse não é o SILÊNCIO que estamos
trazendo nesse bate papo.

A força do SILÊNCIO é muito maior do que achamos.
É através dele, que temos oportunidade de ouvir a nossa consciência e mais importante ainda, ouvir a mensagem de Deus para o nosso momento.





ATÉ A SEMANA QUE VEM SE DEUS QUISER.




 


 

 


                                            

 

2 comentários:

Herminia disse...

As vezes o silêncio é o melhor remédio!

sonialustosa disse...

Exatamente.